Parque arqueológico: Piauí é um gigante para a ciência, mas invisível para o Brasil, segundo o
Quinta Feira, 22 de Maio de 2014
O jornal espanhol El País publicou uma matéria na última sexta-feira (16) criticando a postura do Brasil em relação ao parque arqueológico do Piauí, que estaria abandonado pelas autoridades.
De acordo com uma pesquisadora que comandou uma escavação no local, os novos elementos são "irrefutáveis" e o homem teria chegado diretamente na América do Sul, vindo da África, na época de uma grande seca no continente africano. Por sua vez, um professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, entrevistado pela matéria, afirma que também há a possibilidade de que tenha havido duas entradas de homens na América.
A reportagem destaca que a falta de esqueletos antigos que poderiam trazer afirmações mais precisas sobre a questão é um problema na América do Sul. Por isso, o jornalista defende que locais como os do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde a pesquisa continua e a verba é pequena, são essenciais para que o enigma chegue perto do fim.
Fonte: JB
íntegra em http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2014/05/20/el-pais-piaui-e-um-gigante-para-a-ciencia-mas-invisivel-para-o-brasil/
serra da capivara - São Raimundo Nonato - Pi
Segundo a reportagem, os últimos achados dão conta que a chegada do homem à América foi dez mil anos antes do que a teoria anterior supunha, e que pode ter começado pela América do Sul e não pela do Norte.
Imagem de celiturismo.com.br
Comentários
Postar um comentário