Vinhedo-SP: Lei Garante Verba Para Quem Conservar Área
Área de preservação ambiental na região: conservação será estimulada
|
O projeto faz parte do programa “Vinhedo a Caminho da Sustentabilidade”, que prevê um conjunto de iniciativas a serem realizadas pela prefeitura em parceria com a Oscip (Organização Sociedade Civil de Interesse Público) Elo Ambiental para conservação e recuperação dos fragmentos de vegetação nativa, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade.
“Fico imensamente feliz em ver que o projeto que surgiu daquela visita que fizemos a Extrema, em 2010, está sendo aplicado”, afirmou o presidente Adriano Corazzari (PSB), que encabeçou a visita de autoridades à cidade mineira para conhecer o programa na ocasião.
Com a aprovação do programa, o proprietário de áreas como nascentes, encostas e demais áreas verdes que quiser aderir ao projeto receberá um valor por unidade de área prioritária preservada como incentivo econômico à conservação da natureza em sua propriedade.
O valor de referência estipulado no projeto de lei para o apoio financeiro é de 25 UFM/V (Unidades Fiscais do Município de Vinhedo), por hectare ao ano, divididos em 12 parcelas iguais e mensais. O apoio financeiro aos proprietários começará com a implantação de todas as ações propostas e se estenderá mediante o cumprimento de metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo por, no mínimo, cinco anos. O valor da UFM/V é de R$ 104,83.
Segundo o ofício que encaminhou o projeto, o programa será adaptado a cada propriedade e implantado por sub-bacias hidrográficas, com objetivo de incentivar a adoção de práticas conservacionistas de solo, aumento da cobertura vegetal e saneamento ambiental nas propriedades existentes dentro dos limites do município.
Fonte: portal.tododia.uol.com.br
Comentários
Postar um comentário