Site pró-Dilma que associou Barbosa a macaco é motivo de constrangimento para Planalto e o descontentamento é geral
Sábado, 28 de Setembro de 2013
Por: MARINA DIAS
A associação foi feita há uma semana pelo Blog da Dilma para ilustrar um artigo do ex-deputado federal pelo PT Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. A ilustração era composta por um macaco sorridente em primeiro plano, Barbosa ao fundo e uma legenda: "Ainda vai Barbosinha? kkkkk".
O episódio foi criticado nas redes sociais por pessoas que consideraram a associação racista com Barbosa, que é negro. Após cinco dias no ar, a imagem foi substituída por uma foto do próprio Greenhalgh e o site divulgou um texto intitulado "Racismo não".
Assinado pela enfermeira Jussara Seixas, uma das editoras do site, o artigo não fez referências à ilustração, mas soou como resposta à controvérsia nas redes sociais. "Racismo, preconceito e intolerância são o câncer da humanidade", escreveu Jussara.
O governo procurou ficar longe da confusão. "O único blog vinculado com a presidenta Dilma ou com a Presidência da República é o Blog do Planalto, administrado pela Secretaria de Imprensa da Secom", disse o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.
Nos bastidores, interlocutores da presidente afirmam que a relação do Palácio do Planalto com blogs de simpatizantes do PT é delicada. Para eles, o governo não tem como impor restrições a sites de militantes petistas que ajudam a mobilizar as bases do partido nos períodos eleitorais.
Criado em 2008, antes da eleição da presidente, o Blog da Dilma reproduz artigos e vídeos publicados antes em outros sites. Ele se intitula "o maior portal da Dilma Rousseff na internet", tem perfil no Facebook, canal no YouTube e conta no Twitter para divulgar textos sempre elogiosos à presidente.
O funcionário público Daniel Bezerra, editor responsável do blog, disse que a substituição da foto foi uma medida tomada para "acabar logo com a polêmica". "Não foi racismo. Utilizamos esse banner do macaquinho há muito tempo. É uma piada. Em Fortaleza, onde moro, macaco é sinônimo de alegria", afirmou à Folha.
Ele disse que a mesma imagem foi associada antes ao ex-governador José Serra (PSDB), à ex-senadora Marina Silva e ao próprio Joaquim Barbosa sem despertar críticas nas redes sociais.
Segundo Bezerra, o site é mantido com ajuda de 56 colaboradores e não recebe dinheiro de partidos políticos. "Os custos são pequenos e, quando aparecem, dividimos as contas entre a gente com cotas que vão de R$ 100 a R$ 300 por pessoa", disse Bezerra.
Funcionário da Câmara Municipal de Fortaleza, o editor do Blog da Dilma afirmou que nem ele nem Jussara Seixas são ligados a partidos políticos.
A assessoria do STF afirmou que o ministro Joaquim Barbosa "tomou conhecimento do ocorrido", mas "não havia informações sobre providências a serem tomadas ou comentários sobre o tema".
veja alguns comentários:
Hilário Ferreira · Professor na empresa Faculdade Ateneu Fate
Fui um dos que denunciou este senhor. Quando falamos que iriamos processá-lo ele veio com esse mesmo argumento de que usa o macaco em outras postagem. Verifiquei em um dos seus faces (ele tem 3) e só encontrei uma outra foto com o macaco. Nesta foto a imagem do macaco era bem menor . E mais, encontrei outra critica que o mesmo faz ao Joaquim Barbosa e com a celebre imagem do pintor Debret do negro açoitado. Como todo racista ele está procurando se safar. O Grupo Consciência Negra em Movimento (que é entidade negra que faço parte) junto com outras entidades aqui em Fortaleza buscaremos entrar com uma ação junto ao Ministério Público contra esse senhor. Não devemos deixar isso impune.
Da Rosa Alexandre · Trabalha na empresa Polícia Militar de Santa Catarina
Sem dúvida, esta é uma das atitudes preconceituosa mais descarada que que eu já vi.Esperamos que o próprio Joaquim Barbosa tome a devida atitude e que a mesma sirva de lição.É inaceitável em pleno século XXI presenciarmos tamanha idiotice, sobretudo por si tratar de um país considerado miscigenado.Se ridicularizam um Ministro,que representa a instância máxima do judiciário brasileiro,imagine eu ou você, que somos simples mortais?
l
Wagner Miranda · UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
é uma pena mesmo xandi, infelizmente essa realidade nao acontece somente entre cores, acontece entre religioes e classes sociais.... fora uma serie de exemplos..... se acontece isso com ele, imagina o que realmente acontece conosco e muitas das X acontece nas nossas costas e ficamos iguais a um idiota sentado na plateia....
Paulo Dutra Quariterê
Devem ser denunciados e submetidos aos rigores da lei. Muito embora a justiça brasileira tem sida condescendente com as atitudes racistas nos últimos tempos. Os/as autores/autoras dessa prática de mal gosto deve ser processadoFONTE: Blog Geledesíntegra em
Comentários
Postar um comentário