Entrevista: Peluso diz o que é ser Juiz...
Sexta Feira, 31 de Agosto de 2012
... aos jovens bacharéis, que sonham ingressar na magistratura...
... aos jovens bacharéis, que sonham ingressar na magistratura...
Trecho final da entrevista exclusiva concedida ontem à jornalista Renata Lo Prete, da Globo News, pelo ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal. Peluso se aposentará no próximo dia 3 ao completar 70 anos de idade.
Aposentadoria de Peluso é publicada no Diário Oficial da União
31/08/2012 09h28
Foi publicado hoje (31/08), no Diário Oficial da União, o decreto com a aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso. O ministro foi aposentado compulsoriamente, pois completará 70 anos, na segunda-feira (03/09).
Despedida – Ontem (30/08), ao se despedir do STF, Peluso recomendou que as autoridades analisassem novamente a aposentadoria compulsória por idade em algumas categorias do serviço público, afirmando que em seu ponto de vista a ordem causa prejuízos ao Brasil. “[Ficar inativo] faz mal para a cabeça”, disse o ministro.
Peluso salientou ainda, “acho que um país inteligente mudaria a regra de aposentadoria para todo o serviço público. Para não pagar duas vezes – a quem se aposenta e a quem chega para ganhar experiência”.
Mesmo afirmando que não tem planos para o futuro, o ministro informou que continuará trabalhando na área jurídica.
Afirmou o ministro ao se despedir dos colegas na sessão de quarta-feira (29/08): “saio com consciência de dever cumprido. Em nenhum passo, a consciência me acusa de não ter feito mais. Isso é pouco, porque minhas forças não me permitiam mais, mas o pouco que fiz, fiz com amor”.
Histórico – O ministro Cezar Peluso é doutor em direito processual civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Peluso exerceu o comando da Suprema Corte de 2010 a 2012.
Ontem foi o último dia do ministro no STF, tendo ele votado na primeira etapa do julgamento da ação penal (AP 470), conhecida como do Mensalão. O ministro deixa o Supremo após nove anos de Tribunal e 45 anos de magistratura.
Clique aqui e veja o decreto com a aposentadoria do ministro.
Comentários
Postar um comentário