Piauí: Juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Suspende a Compra de 2 mil Pênis de Borracha Pela Universidade Estadual



 GIL SOBREIRA E MÍRIAN GOMES , GP1
A  Universidade Estadual do Piauí – UESPI – parece ter se envolvido em mais uma polêmica. A publicação de hoje (23) da licitação que inclui, entre outros objetos, mais de 2.000 pênis de borracha, 1.500 seios de silicone e 500 vulvas não vai mais acontecer. A nossa equipe de reportagem recebeu informações de que o referido certame foi suspenso por determinação judicial em mandado de segurança através do processo de nº 1489/2012.
A licitação já havia sido denunciada por uma empresa de São Paulo que, na semana passada, denunciou ao TCE as irregularidades contidas nessa licitação.

Imagem: Mírian Gomes/GP1Reitor da UESPI Carlos Alberto(Imagem:Mírian Gomes/GP1)Reitor da UESPI Carlos Alberto

Itens da licitação

No certame constam, em 217 páginas, objetos diversos, dentre os quais pênis de borracha de diferentes modelos, vulvas e seios de silicone. Fato até então comum visto que tais materiais são utilizados nas aulas dos cursos da área de saúde da UESPI. O que chama a atenção, no entanto, é a quantidade pedida para cada objeto. Somente de pênis de borracha a Universidade licitou duas mil unidades, além de 1.500 seios de silicone e 500 vulvas.
Além dos objetos citados, também chama a atenção a quantidade de outros itens, como 50 mil climatizadores de ar e 50 mil portas. Clique aqui e veja na íntegra o edital de licitação.

Reitor da UESPI

Indagado sobre o teor da licitação, o reitor da UESPI, professor Carlos Alberto, disse que o certame não é irregular e que a quantidade faz parte da modalidade utilizada. “Quando falam sobre as licitações, tem duas modalidades, não é uma licitação convencional, os objetos que estão aí foram pedidos por ofícios pelos cursos, mas a quantidade aí é do modelo de licitação utilizado”, disse o reitor. “Na licitação tradicional eu coloco a quantidade que eu preciso no momento, por exemplo, preciso de 20 cadeiras então coloco as 20 na licitação”, justificou Carlos Alberto. Ao ser indagado sobre a grande quantidade de itens eróticos, o reitor fez graça. “Eu não vou fazer estoque e nem o pessoal aqui vai estar usando esses materiais, eles foram solicitados pela faculdade, pelos cursos de saúde”, justificou o reitor.
Lotes suspensos pela Justiça

Foram supensos os lotes I e III da licitação prevista para hoje (23). A Suspensão foi concedida pelo juiz da 2º Vara da Fazenda Pública, Reinaldo Leão, e a solicitação foi feita pela empresa Didática Comercial LTDA. “Concedo a limitar vindicada para determinar que os impetrados suspendam a licitação atacada, pregão presencial nº 0132011 UESPI , até decisão final sob pena de multa diária que arbitro em R$ 500 reais até o teto máximo de 50 mil em caso de descumprimento”, determinou o juíz da 2º Vara.
            CCOM envia nota de esclarecimento

A Coordenadoria de Comunicação Social - CCOM - enviou nota de esclarecimento sobre a licitação feita pela Universidade Estadual . Confira na integra:

A Faculdade de Ciências Médicas (Facime), da Universidade Estadual do Piauí, esclarece que o total de material relacionado a órgãos dos aparelhos reprodutivos masculino e feminino, informada em matéria de um site local, se refere à capacidade de fornecimento da empresa, não à quantidade solicitada pela Uespi. Tal informação pode ser comprovada no próprio edital em anexo. (Página 25, Capítulo XI).

Segundo o diretor da Facime, ao contrário do informado na matéria, os produtos solicitados foram dois pênis de borracha, duas mamas artificiais e cinco vulvas. O material, segundo o médico, é usado por alunos da Residência Multiprofissional, especialização que envolve 20 graduados de diversos cursos como Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

“O objetivo da residência é formar profissionais para atuar junto às equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que trabalha em sete bairros e comunidades de Teresina, orientando a população dessas localidades sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e câncer de mama”, esclarece o diretor.

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira, reafirma a informação do diretor da Facime e diz que os números citados na matéria dizem respeito à capacidade de entrega da empresa fornecedora. A modalidade Pregão é diferente da convencional, pois nesta a condição de recebimento deverá ser conforme a necessidade da contratante. “Jamais iríamos comprar essa quantidade máxima da empresa”, informa.

Ednaldo Miranda declara que a residência médica multiprofissional da FACIME faz um trabalho de qualidade e esta atividade conjunta com o PSF é de extrema importância para as comunidades. “Por termos uma residência de qualidade, o Ministério da Educação já aprovou a 3ª turma de Residência Multiprofissional”, informa..


Fonte: portal gp1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB