MP/MA: Reinaugurada Sede das promotorias de Justiça de São José d Ribamar


Sessão Plenária do Tribunal de Justiça

Foi entregue na manhã de terça-feira, 17, o prédio das Promotorias de Justiça de São José de Ribamar, após a realização de uma obra de reforma e ampliação que custou aproximadamente R$ 127 mil. A nova estrutura oferece melhores condições de trabalho aos membros e servidores do Ministério Público, além de possibilitar uma maior qualidade no atendimento à população do município. 

O descerramento da placa de inauguração foi feita pela procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, pelo diretor das Promotorias de Justiça de São José de Ribamar, Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes, pelos procuradores de Justiça Mariléa Campos dos Santos Costa (ouvidora do MPMA) e Teodoro José Peres Neto, pelo diretor geral da PGJ, Pedro Lino Silva Curvelo e pelo presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes. 

Também estiveram presentes à solenidade os promotores de Justiça Samaroni de Sousa Maia, Núbia Zeile Pinheiro Gomes, Cássia Araújo Muniz e Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues e a diretora do Fórum de São José de Ribamar,Juiza de Direito Ana Cristina Ferreira Gomes. 

Em seu discurso, o promotor Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes ressaltou a alegria em estar recebendo o prédio reformado e ampliado elogiando o desempenho da administração superior do MP e a atenção dedicada às promotorias de São José de Ribamar. Menezes lembrou, no entanto, que São José de Ribamar é a cidade que mais cresce no Maranhão atualmente e, com isso, também crescem as demandas da população. 

Para o diretor das Promotorias de Justiça de São José de Ribamar, é cada vez mais necessário que os promotores de Justiça deixem os seus gabinetes, indo onde está a população e conhecendo os seus problemas. Segundo ele, cabe ao Ministério Público o dever de atender e garantir que os direitos do cidadão sejam respeitados. “Quem mais pode cumprir a nossa função, de olhar por aqueles que não têm vez nem voz?”, questionou. 

A procuradora-geral de Justiça também destacou sua felicidade em entregar mais uma obra que garante melhores condições de trabalho aos que fazem o Ministério Público do Maranhão. De acordo com Fátima Travassos, essa ainda não é a realidade que ela gostaria de oferecer à Comarca de São José de Ribamar, mas é a melhor possível dentro das limitações orçamentárias da instituição. “Em três anos conseguimos elevar nosso orçamento de 96 para 220 milhões de reais e com isso vamos deixar melhores condições de trabalho e de investimento para o próximo procurador-geral”. 

A procuradora fez um retrospecto de sua administração, ressaltando as mais de 15 sedes próprias construídas e mais de 90 reformas realizadas como parte da política de valorização da da primeira instância da Instituição. “Atualmente só temos duas ou três promotorias funcionando em Fóruns. E essas são as mais novas, recentemente criadas”, enfatizou. Fátima Travassos também citou a posse de 74 novos promotores de Justiça aprovados no concurso de 2009, a criação de 140 novos cargos de assessores e mais de 100 veículos comprados em sua gestão, muitos dos quais foram distribuídos para as promotorias de Justiça do interior, melhorando a atuação do Ministério Público em todo o estado. 

Fátima Travassos também fez questão de frisar sua satisfação em saber que a Comarca de São José de Ribamar conta com promotores de Justiça atuantes, que dão respostas concretas às demandas da população do município. 

Também discursaram o secretário municipal de Receita e Patrimônio Imobiliário, Eudes Sampaio, que representou o prefeito Gil Cutrim, e o vereador José Lima, representando a Câmara Municipal. Eudes Sampaio parabenizou a administração do MPMA pela sensibilidade em melhorar a estrutura física do órgão no município. O secretário afirmou que a administração municipal tem o MP como um parceiro e orientador de ações para o Executivo Municipal. 

Já o vereador José Lima parabenizou a instituição pela nova sede, ressaltando a necessidade de uma expansão ainda maior. Segundo ele, a população de São José de Ribamar está “sedenta de Justiça e proteção do Ministério Público”.




Fonte: agoramaranao
extraídoem 21.01.2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB