São Paulo: Promotor Aconselha Policial a melhorar a Mira para Matar ladrão
"Bandido que dá tiro para matar tem que tomar tiro para morrer. Lamento, todavia, que tenha sido apenas um dos rapinantes enviado para o inferno. Fica aqui o conselho para Marcos Antônio: melhore sua mira..."
O texto é do promotor Rogério Leão Zagallo, do 5° Tribunal do Júri de São Paulo.
Foi escrito numa manifestação na qual pediu, em março deste ano, o arquivamento do inquérito que investigava as circunstâncias em que o policial civil Marcos Antônio Teixeira Marins havia matado um homem que, ao lado de um comparsa, teria tentado roubar o carro que dirigia.
Na versão do policial civil, a dupla tentou atirar nele, motivo pelo qual reagiu.
Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress | ||
Promotor Rogério Leão Zagallo pede arquivamento de inquérito que investiga morte de suspeito |
As polêmicas observações feitas por Zagallo são alvo agora da Corregedoria do Ministério Público. O procurador-geral de Justiça do Estado, Fernando Grella Vieira, não quis comentar o caso.
O pedido pelo arquivamento da apuração das circunstâncias da morte do suspeito foi aceito pela Justiça.
Dessa forma, o policial civil não foi processado por homicídio doloso --quando há intenção de matar.
Zagallo disse à Folha não ter interesse em falar publicamente sobre o texto. "O que eu tinha para me manifestar sobre esse caso está escrito no documento. Não quero mais falar sobre isso", disse.
... rápidas considerações do blog:
No aspecto formal, o pedido de arquivamento está correto. O Juiz, se não concordar, pode enviar ao PGJ de São Paulo que designará outro Promotor de Justiça para analisar o Inquérito Policial e oferecer parecer circunstanciado. Se este outro Promotor oferecer denúncia, o Titular não atuará no processo, mas se concodar com o pedido de arquivamento, este será reencaminhado ao Juiz da vara que determinará o arquivamento definitivamente. O Promotor ( princípio do promotor natural ) é livre em suas manifestações e titular( dono ) da ação penal. Agora, no tocante ao aspecto público, deve ( o parecer ) evitar digressões e comentários jocosos. o site flitparalisante informa que o Promotor foi irônico ao dizer que, Após tal fato, quase toda Policia Civil, os Jedis, os Power Ranger, os Brasinhas do Espaço, a Swat, Wolwerine, o Exercito da Salvação, os Marines, Iron Man, a Nasa, os membros da Liga da Justiça e o Rambo, auxiliados pelo invulgar investigador Esquilo Secreto, se irmanaram e realizaram uma operação somente vista em casos envolvendo nossos bravos Policiais Civis, mas que deveria ser realizada em qualquer caso dos inúmeros vivenciados em São Paulo, com o escopo de prender aquele ousado fujão. Sem embargo do esforço – e que esforço …- dos membros da força tarefa intergaláctica, Thiago não foi preso. Para identificar e prender o parceiro falecido (foi tarde …) Antônio, cuja qualificação, como dito, hoje é conhecida, instaurou-se este inquérito policial. O empenho e o competente trabalho dos policiais civis – por vezes eles conseguem…”.
Tirando este lado público( do parecer ) o Promotor deve ter suas razões e motivos para tal desiderato. E assim se manifestou.( Tom Oliveira ).
Fonte: folhaonline e flitparalisante.wordpress.com
em 17.09.2011
Comentários
Postar um comentário