O Prefeito e o Aeroporto de Teresina
O Aeroporto de Teresina foi inaugurado em 30 de setembro de 1967; em 1998, passou por uma pequena reforma, mas neste interregno, aumentou consideravelmente a quantidade de passageiros em desembarque. Sua estrutura, conta-se, é para 250 mil passageiros por ano, e em 2011 este total já se aproxima de um milhão.
O Prefeito de Teresina, depois de convidar as autoridades envolvidas para discutir uma ampliação condizente, e não receber a devida resposta, disparou: " A população de Teresina merece um terminal decente, não merecemos o que tem hoje. Eu mesmo, disse o Prefeito em coletiva, quando chego no aeroporto e tem vários voos, é um vexame. Por isso, eu só ando com uma maletinha para não ter que esperar por mala". O desabafo procede.
Nosso aeroporto, chamado de Petronio Portella, em homenagem ao Senador piauiense, tido como um dos responsáveis pela democratização do País ( Ernesto Geisel, o Presidente, só tomava uma decisão depois de ouví-lo ) é acanhado, simples. Enquanto as demais capitais foram beneficiadas nos últimos dez anos com ampliação de seus aeroportos, duplicando ou triplicando a sua capacidade, ou então, recebendo um aeroporto novo, Teresina foi relegado ao esquecimento.E olhe que nos últimos 8 anos de governo petista, o Estado tem sido um dos poucos onde o PT tem vencido para o Governo do Estado. Não há contrapartida. Nossos políticos são fracos politicamente a tal ponto de não emplacar nenhum ministro no governo de Dilma.
Diz o nosso Prefeito que o que existe de fato sobre a propalada reforma são a destinação de 4,5 milhões. Com estes módicos recursos, a solução encontrada será fazer uma pequena reforma na área de embarque e desembarque. Não existe dinheiro para um novo aeroporto, enfatiza Elmano, o Prefeito. Vamos fazer um remendo, um puxadinho.
A cerca de um ano atrás, fim do governo Lula - eleições, lembram-se ? - a Infraero solicitou uma área para a construção de uma ampla reforma no aeroporto. A Prefeitura de Teresina fez o decreto desapropriando os imóveis no entorno do aeroporto.A dita reforma, agora já no governo de Dilma, nunca saiu do papel. Chateado, o Prefeito afirmou nesta mesma coletiva que vai revogar ou modificar o decreto desapropriatório. A reforma - quando ocorrer - será apenas um puxadinho.
vista interna - parada final das aeronaves
Prefeito Elmano concedendo a entrevista
fotos dos sites: infraton.blogspot e diariodeteresina.com
inseridas em 12.07.2011
Comentários
Postar um comentário