Confecção de Fardamentos: Um Bom Negócio


uniformes-profissionais.jpgUm setor que vem caminhando a passos largos na área de confecções é o de uniformes profissionais, que tem como principais clientes os condomínios, bancos, empresas de segurança e de alimentos, hospitais, indústrias e prestadoras de serviços nas mais diversas áreas. Dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial apontam que o segmento de uniformes profissionais faturou nada menos do que R$ 3,5 bilhões só no ano passado. E na última década, o segmento cresceu mais de 80% em produção e 50% em valor, apesar da falta de regulamentação e de normas técnicas.
Entretanto, para que se tenha uma idéia clara do tamanho do mercado é preciso que o empreendedor defina qual será o foco de atuação da sua confecção. Ou seja, quais os setores econômicos que ele quer explorar. Por exemplo, uma confecção que quer se especializar em uniformes para a indústria deve saber que a maior parte de seus clientes está nas zonas industriais. E, que as renovações dos uniformes ocorrem em prazos médios de um ano. Já em outros segmentos, como as companhias aéreas, o prazo pode ser bem maior.
Com relação ao investimento, os consultores do Sebrae estimam que para se abrir uma confecção de uniformes profissionais de pequeno porte, numa área de 50 metros quadrados e quatro costureiras, serão necessários R$ 25 mil, incluindo a reforma do imóvel.  Já o lucro médio é de cerca de 10% do faturamento.
O empreendedor que quer entrar no negócio deve estar consciente da grande concorrência. Em todo o Paraná disputam o mercado de confecções  de uniformes profissionais 4.734 empresas, sendo 750 somente em Curitiba.

extraído do site jornale.com.br/miriam/?p=5674
em 20.06.2011.

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