MP de São Paulo Emite Parecer Contra o Casco de 1 Litro de Cerveja da Ambev

20 de março de 2012

SÃO PAULO - O Ministério Público Federal (MPF) divulgou parecer no qual conclui que o litrão da Ambev - a embalagem de 1 litro de cerveja com sua marca em alto relevo na garrafa de vidro - constitui "nítida prática predatória". O parecer do MP, contrário à embalagem marcada, será encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), onde tramita processo administrativo movido pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) contra a Ambev.

 - Reprodução
Reprodução
A polêmica começou em 2008, quando a Ambev lançou a nova embalagem em vidro e retornável, com a marca no corpo da garrafa. A concorrência, representada pela Abrabe, não gostou da demarcação, pois o mercado de cervejas no Brasil usa o sistema de compartilhamento de vasilhames: o ponto de venda devolve para a cervejaria as garrafas usadas da cerveja que vendeu. Como todas são iguais, os cascos podem ser usados por qualquer fabricante.
Com a marca no vidro, o litrão da Ambev não funciona nesse sistema. "A demarcação implica verdadeira 'fidelização' dos pontos de venda (...) na medida em que aumenta os custos de transação dos pontos de venda (...) que, para minorá-los, são orientados a concentrarem suas aquisições em um só fornecedor", disse, no parecer, o procurador, Luiz Augusto Santos Silva. 

Fonte: estadao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB