STF: Desembargador Federal Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, será o 6º piauiense no Supremo

 Segunda Feira, 05 de Outubro de 2020

Tom Oliveira*

t

Com a indicação de Kassio Nunes para ocupar a próxima cadeira do STF, serão seis o total de ministros piauienses que já integraram na Corte. O último ministro nascido no Piauí, Aldir Passarinho, deixou o Supremo em 1991.

Confira todos os piauienses que passaram pelo STF:

  • Souza Mendes foi empossado em 1891 e aposentado em 1892. Esteve à frente da Suprema Corte, nome de então, o período de 28.02.1891 a 06.05.1892. Era de Teresina.
  • Souza Martins tomou posse no STF em 1894 e ocupou o cargo de PGR por nomeação em decreto no mesmo ano, permanecendo nas funções até falecer. Formado pela Facudade de Direito de Olinda. Era filho, bastardo, ( fora do casamento ) de Manoel de Sou\a Martins, o famoso Visconde da Parnaíba. Nasceu em Oeiras-PI.
  • Evandro Lins ocupou cadeira na Corte em 1963, nomeado pelo presidente João Goulart para a vaga decorrente do falecimento do ministro Ary de Azevedo Franco. Aposentou em 1969. Filho de Maria do Carmo Uchôa Cavalcanti e de Raul Lins e Silva, ambos pernambucanos . Nasceu em Parnaíba-PI em 18 de janeiro de 1912, cuja cidade possui um memorial em sua homenagem, com o projeto assinado por Oscar Niemeyer. Foi considerado o maior Advogado Criminalista do País.
  • Firmino Paz foi nomeado pelo presidente João Figueiredo em 1981,na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Antonio Neder, tomou posse em 24 de junho de 1981, aposentando, por implemento da idade, em 1982. Nasceu em Teresina
  • Aldir Passarinho       Nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, por decreto de 16 de agosto de 1982, para a vaga decorrente da aposentadoria do conterrâneo,  Ministro Firmino Ferreira Paz, tomou posse do cargo em 2 de setembro seguinte. Depois,chegou à Vice-Presidência do Supremo Tribunal Federal, em 14 de março de 1989, sendo eleito Presidente, em sessão de 6 de fevereiro de 1991, e empossado em 14 de março seguinte, exercendo as respectivas funções até 22 de abril do mesmo ano, quando foi aposentado por implemento de idade. Deixou o Supremo em 1991. Nasceu em Floriano-PI
  • Kassio Nunes Marques    Nasceu em Teresina, em 16 de maio de 1972 e foi advogado por 15 anos, fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado. Desembargador federal do TRF-1ª Região, de onde exerce a Vice-Presidência. O magistrado é formado em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em processo e direito tributário pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e mestrado em direito constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa e doutorado pela Universidade de Salamanca, Espanha. Tem apenas 48 anos e, aprovado, ficará no supremo 27 anos até atingir compulsória.
  • Kássio é nosso contemporâneo nas lides, desde 1992/93, ele como advogado, sobretudo representando a Unimed-PI e eu como Promotor de Justiça atuando no Serviço de Defesa Comunitária, o Decom, atual Procon, no Ministério Público do Estado do Piauí


 *   O autor é editor do blog e promotor de Justiça aposentado


Fontes: Compilados de
Migalhas e portais g1 e STF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB