STF: Celso de Mello se despede do Supremo alertando sobre "autoridades" que ignoram que "nenhum poder é ilimitado"
Quinta feira, 08 de Outubro de 22020
Na tarde de ontem, quarta-feira, 7, o ministro Celso de Mello fez um discurso de despedida do STF, em razão de sua aposentadoria voluntária que se avizinha. O decano se aposentará no próximo dia 13.
Após discursos de homenagens, Celso de Mello reiterou sua inabalável fé na integridade e na independência do STF, "por mais desafiadores, difíceis e nebulosos que possam ser os tempos que virão e os ventos que soprarão".
Segundo o decano, os magistrados do STF, por suas qualidades e atributos, sempre estarão a altura das melhores e das mais dignas tradições históricas da Suprema Corte Brasileira, especialmente em um delicado momento da vida institucional, "no qual se ignoram os ritos do poder, em que altas autoridades da República, por ignoraram que nenhum poder é ilimitado e absoluto, incidem em perigosos ensaios de cooptação de instituições republicanas, cuja atuação só se pode ter por legítima quando preservado grau de autonomia institucional que a CF lhes assegura".
OAB, DPU também manifestaram a opinião sobre o ministro.A ministra Cármem Lúcia, por sua vez, falou em nome da Corte: m nome da Corte. A decana das mulheres no STF salientou que Celso de Mello é um brasileiro empenhado em um viver republicano. "Seus votos invocam a República, seus gestos reverenciam a República, seus atos acatam a República", afirmou.
A ministra reiterou a importância do trabalho de Celso de Mello para a manutenção da Democracia: "Celso de Mello é candeia que ilumina (...) Ministro de sempre para sempre"
"Este plenário terá, para sempre, a força da presença moral e intelectual do ministro Celso de Mello, seu exemplo vital, sua ética pessoal e profissional a nos conduzir e nos comprometer com tudo quanto por ele feito em sua trajetória modelar de ser humano, de cidadão e de juiz."
Clique aqui para ler o agradecimento de Celso de Mello
Clique aqui para ler a homenagem de Cármen Lúcia, em nome do STF
Clique aqui para ler a homenagem de Fux
Clique aqui para ler a homenagem da OAB
Clique aqui para ler a homenagem da DPU
fontes: Migalhas e Conjur
Comentários
Postar um comentário