Política: O Governo das bazófias e outras palavras chulas...

Sábado, 23 de Mio de 2020




  Tom Oliveira*


   Meus amigos

  A gravação da reunião entre o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente      Hamilton Mourão e outras 23 autoridades foi tornada pública nesta sexta   por  decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello.

 Nele se vê e ouve que este é um governo da fanfarronice e de palavras de   baixo calão. Chama o governador Dória de "bosta " e Witzel, de " estrume".O   mais moderado foi Paulo Guedes que previa " fazer o discurso da desigualdade, para gastar mais pois precisamos eleger o presidente. Em certo momento, mais parece uma reunião de orcrim. A   exigência de Bolsonaro endereçada a Moro para interferir na PF é   clarissimo: Não posso ser surpreendido com notícias. Pô, eu tenho a PF   que não me dá informações""E eu tenho o poder e vou interferir em     todos  os ministérios, sem exceção. Nos bancos eu falo com o Paulo   Guedes, se   tiver que interferir. Bolsonaro chega a dizer que tem seus   informantes porque " tem um "sistema particular" de informações que   funciona, e que o sistema oficial desinforma.

No final desse fatídico dia da reunião, 22 de abril, querendo aliviar a exigência feita a Moro para interferir na PF, Bolsonaro deu entrevista na porta do palácio:

" o  tempo vivendo sob tensão, né, possibilidade de busca e apreensão na casa de filho meu, onde provas seriam plantadas. Levantei, graças a Deus tenho policiais civis e policiais militares no Rio de Janeiro, que tava sendo armado pra cima de mim. 'Moro, nao quero que me blinde, mas você tem a missão de não deixar eu ser chantageado'. Nunca tive sucesso para nada, é obrigação dele me defender. Não é me defender de corrupção, de dinheiro no exterior. Não. É defender o presidente para que ele possa trabalhar, possa ter paz."

Sérgio Moro contestou:

"Não cabe também ao Ministro da Justiça obstruir investigações da Justiça Estadual, ainda que envolvam supostos crimes dos filhos do Presidente. As únicas buscas da Justiça Estadual que conheço deram-se sobre um filho e um amigo em dezembro de 2019 e não cabia a mim impedir."

O Presidente da CEF, Pedro Guimarães, referindo-se à prisão da esposa e filha do deputado Luiz Lima, sacou: 
" Que porra é essa ? se fosse eu, ia pegar minhas 15 armas e eu ia morrer, porque se minha filha fosse pro camburão, eu ia matar ou morrer.

Mais adiante, a Ministra Damares esquenta  mais ainda o nível  intelectual da reunião:
"“Neste momento de pandemia a gente tá vendo aí a palhaçada do STF trazer o aborto de novo para a pauta (...) Será que vão querer liberar que todos que tiveram coronavírus poderão abortar no Brasil? Vão liberar geral?", questiona a ministra. Entretanto, Weintraub, o moço do Ministério da Educação, veja a ironia, superou a todos ao dizer que botava os " vagabundos na cadeia, a começar pelo stf :


t
Divulgação
O ministro Celso de Mello disse que o ministro do supremo que se sentir ofendido com  tais palavras pode requisitar  abertura do competente procedimento.
 A meu sentir, Moro sai maior dessa história. Janaína Pachoal, apressadamente, postou dizendo que o vídeo seria a garantia da reeleição . É o contrário, pois dele, vídeo, será extraído outras consequências que atingirá Bolsonaro, inclusive agora com risco de impeachment.



     * O autor é editor deste blog e promotor de justiça aposentado.



Fonte: compelido de  g1 e Migalhas





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB