Caneta bolsonariana: A exoneração do intérprete de Libras
Sábado, 02 de Maio de 2020
Mais um auxiliar de Bolsonaro demitido, ou no linguajar político, " aconselhado a pedir a exoneração: Trata-se do intérprete oficial de Libras, a Língua Brasileira dos Sinais, da Presidência. Não há qualquer justificativa oficial para a exoneração. Mas especula-se que teria sido em razão dos misteriosos gestos realizados durante o discurso em que o Presidente se pronunciava sobre o pedido de demissão do ex-Ministro da Justiça e explicava que seu filho 04 já saiu com metade das meninas no condomínio, sendo impossível precisar se pegou ou não a filha do assassino da vereadora Marielle Franco.
Temendo que o fato possa gerar interpretações tendenciosas por parte da imprensa, o Presidente apressou-se em marcar um pronunciamento onde explicou:
O Presidente da República entra no ar, ao vivo.
- Após meu último discurso em cadeia nacional o então intérprete oficial de Libras do Governo pediu demissão.
Pode-se perceber que a interpretação em Libras é realizada pela Primeira Dama, em pessoa.
O Presidente prossegue:
- Percebi que nesta posição preciso alguém de confiança. Por essa razão, nomeei para a “pasta” a minha esposa Michelle que é craque na Linguagem dos Sinais tendo, inclusive, discursado em Libras no ato da minha posse, se os senhores bem lembrarem.
Michelle acena para as câmeras.
- Para a imprensa que é perniciosa e me persegue ostensivamente, informo que a exoneração do ex-intérprete se deu “a pedido” e nada tem a ver com os supostos gestos obscenos cujas imagens têm circulado pela internet. Aliás, é bom esclarecer o que realmente significa esse gestual.
O Presidente e Primeira Dama, em sincronia, erguem seus punhos fechados com os respectivos “dedos do meio” apontados para cima e os polegares abertos apontando para fora. Ele, então, inicia a explanação:
- Os dois dedos médios em riste representam Moro e eu, dois arautos da República, com a cabeça erguida. Os polegares indicando direções opostas significam o caminho que agora vamos seguir: eu para a direita e ele para a esquerda, provavelmente, ou seja, não há malícia alguma.
Desfaz-se a rede nacional e o ex-intérprete manifesta em sua rede social que não pediu demissão, mas que foi exonerado após recusar-se a justificar os gestos feitos por ele com a tal explicação dos “Arautos da República”. Lembrou corretamente que os intérpretes de Libras são profissionais sérios e íntegros, que prestam um serviço de inclusão com valor inestimável à Nação.
Referiu ainda que, em Libras, não se traduz literalmente palavra por palavra do que que é dito. Às vezes é preciso fazer um sinal que representa um resumo da situação como um todo.
E diante de tal postagem, um internauta perdido indaga:
- Mas, afinal, o que querem dizer esses gestos?
Ao que intérprete imediatamente responde:
- Eu sou expert em me comunicar com surdos e mudos. Cegos não é meu departamento.
Reveja a tradução em libras no link abaixo:
e Youtube
Comentários
Postar um comentário