Fala de Fux: " Estejamos atentos a esses falsos profetas do patriotismo "
Quinta Feira, 09 de Setembro de 2021
Ontem, quarta-feira, 8, um dia após as manifestações do feriado da Independência do Brasil, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, proferiu discurso na abertura da sessão plenária da Corte.
A declaração vem como resposta aos ataques de Bolsonaro e seus aliados à Suprema Corte e aos seus ministros (em especial, Alexandre de Moraes e Barroso). Ontem mesmo, Jair Bolsonaro afirmou que Fux deveria "enquadrar" Alexandre de Moraes: "ou o chefe desse Poder enquadra o seu [ministro], ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos", disse o presidente da República. Fux foi duro e direto:
" Ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discurso de ódio contra instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis, em respeito ao juramento constitucional que todos nós fizemos ao assumirmos uma cadeira nesta Corte. Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para promoção de ideais antidemocráticos. Estejamos atentos a esses falsos profetas do patriotismo, que ignoram que democracias verdadeiras não admitem que se coloquem o povo contra o povo e o povo contra suas instituições.
Fux também chamou atenção para o crime de responsabilidade por parte de quem despreza decisões judiciais:
"Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar um atentado à democracia, configura crime de responsabilidade a ser analisado pelo Congresso Nacional. Sobre as ameaças ao STF, que incitam o fechamento da Instituição, o presidente Fux foi categórico:
"Ninguém. Ninguém fechará esta Corte. Nós a manteremos de pé, com suor, perseverança e coragem".
O PGR foi mais brando, digamos assim: Aras afirmou que as manifestações ocorridas na terça-feira foram uma "festa cívica com manifestações pacíficas, que ocorreram hegemonicamente de forma ordeira pelas vias públicas do Brasil".
"Foram uma expressão de uma sociedade plural e aberta, característica do regime democrático. Após longo período em distanciamento social, a vacinação já possibilita que manifestantes de reúnam. A voz da rua é a voz da liberdade do povo", sustentou o PGR.
Clique aqui para ler a manifestação de Fux
Clique aqui para ler o discurso de Aras
fontes: https://www.conjur.com.br/2021-set-08/ataques-stf-sao-praticas-antidemocraticas-ilicitas-fux
https://www.migalhas.com.br/quentes/351341/fux-estejamos-atentos-a-esses-falsos-profetas-do-patriotismo
Imagem de redebrasilatual
Comentários
Postar um comentário