Opinião: Bolsonaro, Pazuello e o desrespeito ao Exército
Terça Feira, 25 de Maio de 2021
Tom Oliveira *
Meus amigos,
A participação política do general de Exército da ativa, Eduardo Pazuello, na manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro no domingo (23), no Rio de Janeiro, acendeu o alerta do Alto Comando do Exército, em razão de infração à hierarquia e disciplina.
O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, agora na reserva e ex-ministro de Bolsonaro, sintetizou toda a celeuma:
“DE SOLDADO A GENERAL TEM QUE SER AS MESMAS NORMAS E VALORES. O presidente e um militar da ativa mergulharem o Exército na política é irresponsável e perigoso. Desrespeitam a instituição. Um mau exemplo, que não pode ser seguido. PÉSSIMO PARA O BRASIL”, escreveu Santos Cruz.
O ato de Pazuello foi irresponsável e perigoso, segundo Santos Cruz. Pazuello, que chegou a discursar no ato, sabe que, na qualidade de militar da ativa, é proibido pelo RDE - Regulamento Disciplinar do Exército, de se manifestar politicamente, mas não só falou no ato político como ainda estava sem máscara. Cobrado, o comando do Exército Brasileiro determinou a instauração de processo administrativo para apurar as circunstâncias da participação do general .
"Não puni-lo seria péssimo sinal de que a política está tomando conta dos quartéis. O que não pode, e é o que Bolsonaro está fazendo, é usar o Exército como instrumento político. Está na hora de os militares levarem isso a sério, sob o risco de desmoralização completa da ideia de uma corporação de Estado, hierarquicamente bem definida, e de todos se sentirem autorizados a fazer política nos quartéis", afirma.
A punição pode ir desde Advertência à Prisão.
Depois do alcance do vexame político de Pazuello, seu protegido, Bolsonaro quer, agora, calar Ministérios da Defesa e do Exército para evitar declarações na imprensa. A intenção é de que Pazuello tenha 10 dias para apresentar defesa e deixou subentendido que não quer nenhuma punição ao amigão . Serenados os ânimos, Pazuello ingressaria com o seu pedido para a reserva.
Quem viver, verá !
* O autor é editor deste blog
fontes:https://www.brasil247.com/midia/exercito-sera-desmoralizado-se-nao-punir-pazuello-diz-merval-pereira
http://cloviscunha.blogspot.com/2021/05/general-santos-cruz-critica-bolsonaro-e.html
Imagem capturado em diariodopoder.com.br
Comentários
Postar um comentário