Teresina, 166 anos de muita História...

Quinta Feira, 16 de Agosto de 2018
Teresina, a bela capital do  Piau
Mostrar m

A  origem de Teresina

A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. As margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Vila (do Poti). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Capitania do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado. Uma das primeiras construções de Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada da Região Norte da Capital, o que mostra a verdadeira devoção religiosa do povo da antiga vila.

Teresina é uma das capitais brasileiras planejadas: a cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1822, com o objetivo de torna-se capital do Estado do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, ( foi a primeira capital planejada do Brasil.).  Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina realizou-se sob vários protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade.


Historicamente, a mudança da sede administrativa da Província do Piauí, para a Vila do Poti, hoje Teresina, se deve, em primeiro lugar, em razão da localização da então sede, Vila da Mocha, encontrar-se no sertão, região seca e árida, distante aproximadamente 30 léguas do Rio Parnaíba, principal meio de escoamento econômico da época e muito distante do mar, onde já se localizava um potencial posto de comércio (compra, venda e troca) futuro, com o mercado externo e fácil intercambio com outros centros de civilização do Império. Ainda, segundo alguns historiadores, a então capital, ficava distante da cidade de São Luis, cidade sede do Governo do Estado do Maranhão e Grão – Pará, cuja jurisdição a capitania do Piauí era subordinada e próxima à cidade de Caxias (MA), a segunda maior cidade em importância econômica do Maranhão. A Vila do Poti, localizada na confluência dos Rios Parnaíba com o Poti, (barra do Poti) era cortada pelas estradas que ligavam Oeiras a Parnaíba e com sua posição geográfica privilegiada, foi denominada de Vila Nova do Poti, a qual foi elevada á categoria de cidade por força da resolução N° 315, de 21 de julho de 1852, editada pelo então Presidente da Província do Piauí, José Antonio Saraiva, com o nome de Teresina.


O  Nome


Mostrar mais reaçõ


O nome da cidade TERESINA  remete a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador a idéia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é algo como o diminutivo de Teresina, no idioma italiano. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante acentuado, aumentando de 49 a cerca de 8 mil habitantes de duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até a hoje.


O  Desenvolvimento

Segundo Dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018, divulgado  pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, apontam que Teresina é quarta capital mais desenvolvida do país, subindo oito posições no ranking. O cálculo é feito com base em dados de 2016, a partir de indicadores sociais em 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira, levando em conta principalmente as áreas de saúde e educação básicas.

Em primeiro lugar se mantém Florianópolis, que registrou alto índice de desenvolvimento, com 0,8584 ponto, ocupando o 47º lugar geral. Em seguida, aparece Curitiba (0,8378), que ultrapassou São Paulo (0,8352) na segunda colocação, em relação ao levantamento anterior, com base em dados de 2015. No quadro geral, as capitais paulista e do Paraná ocupam, respectivamente, a 137ª e 74ª posições, respectivamente.

Na sequência, aparecem Teresina (0,8275) e Cuiabá (0,8266). As duas cidades estão entre as capitais que mais subiram posições na comparação com o levantamento anterior. Teresina é a única do Nordeste entre as 10 mais desenvolvidas, pulando de 12ª para a 4ª colocação. A capital mato-grossense foi de 9ª para a 5ª posição.

“Muitas capitais por serem centro industriais, perderam muitos postos de trabalho e baixaram o desempenho na vertente emprego e renda. Já outras cidades um pouco menores, como Teresina e Cuiabá, conseguiram bons rendimentos nesse indicador”, aponta o economista Jonathas Goulart, da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan.


Teresina é governada pela 4ª vez pelo prefeito Firmino  da Silveira Soares Filho, do PSDB,  em todas eleito por voto popular. Casado com Lucy Farias, Soares o prefeito tem 54 anos e  é muito querido pela população, participando ativamente das atividades que envolvem apelo popular, como a Pedalada do Bem, ocorrida no aniversário da cidade.


Leia  também :

*  http://tomoliveirapromotor.blogspot.com/2011/06/comidas-tipicas-do-piaui.html





FONTES:semplam.teresina.pi.gov.br/historia-de-de-teresina/
meionorte.com
http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Teresina-e-a-4a-capital-mais-desenvolvida-do-Brasil-aponta-indice-Firjan/18933

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB