Enciumado do sucesso: Gilmar Mendes volta e criticar operação Carne Fraca, Moro e procuradores da lava jato
Quarta feira, 15 de Agosto de 2018
Ao falar da operação Carne Fraca, deflagrada no ano passado pela PF, o ministro Gilmar Mendes teceu severas críticas à instituição, bem como a procuradores e juízes que, crê S. Exa., querem “um minuto de celebridade”.
Segundo Gilmar, “todos querem virar um Moro, ganhar um minuto de celebridade”. A declaração foi durante o julgamento de HC de um auditor-fiscal que foi preso na operação.
“Este é um desses casos digno de estudo. Há uma certa volúpia, disputa, para ver quem faz a operação maior. Essa foi anunciada como a maior operação da PF, talvez tenha envolvido 1.600 agentes, e também se anunciou, o que provavelmente vamos ter que bani-las, em entrevista, que se misturava papelão à carne. Estamos falando de delegados que ganham muito, de procuradores que ganham muito, de juízes eu ganham muito, num país que um terço do PIB vem do agronegócio, e o delegado diz isso.
É uma coisa chocante, que se anuncia, e não verificou. Uma falha setorial se magnificou de uma forma absolutamente irresponsável, constrangedora. Fala mal das instituições, aponta para um delírio coletivo. Todos querem virar um Moro, ganhar um minuto de celebridade. Não precisamos de corregedores, precisamos de psiquiatras. Os estrupícios se juntam e produzem uma tragédia. É constrangedor. É preciso um pouco mais de cuidado. Que volúpia, que irresponsabilidade, e depois quem paga a conta?
Evidente que tem que se combater o crime, mas dentro das dimensões efetivas. Vejam o açodamento. Por isso fundamental que se proíbam essas divagações. Nós mesmos que somos ultracautelosos já produzimos nossos erros, como o caso André Esteves.
Vejam quanta delação suspensa aqui: Delcídio, Machado, Joesley. Imaginem se o Joesley não tivesse feito a gravação. [...]
O nome eles acertaram: Carne Fraca deles próprios, em relação à mídia. Queriam mimetizar a Lava Jato e produziram isso, altamente constrangedor. Gente como Janot vilipendiou este Tribunal, usou-o para seus propósitos espúrios, nos envolveu em ciladas. Vilipendiou a Procuradoria-Geral.
É preciso, sim, combater a corrupção, mas não a qualquer preço. Esse caso é para não ser esquecido, o da Carne Fraca, porque eles conseguiram decolar ao colocarem 1.600 agentes policiais para fazerem a maior operação contra a economia brasileira.”
fonte: Migalhas
n.b: os negritos são nossos
Imagem de https://www.soudesergipe.com.br/
Comentários
Postar um comentário