Política Local: A prisão do misto de locutor com político, Felipe Santolia, que foi do sucesso ao ostracismo ...
Quinta Feira, 24 de Junho de 2021
Por Tom Oliveira *
O radialista Felipe Santolia, ex-prefeito de Esperantina, cidade piauiense localizada na “Região da Grande Barras”, sempre gostou de se comunicar com o povo. Foi nas emissoras de rádio que fez sucesso, começando pela Rádio São José dos Altos, depois fez história nas rádio das cidades de Barras, Esperantina e Miguel Alves, todas no norte do Piauí. Na conta ( antiga ) do seu facebook, Santolia escreve abertamente sobre o tema “drogas” e suas revelações quando diz ser ex-usuário de cocaína. Ele diz entre outras coisas que: “Eu já tive um rápido envolvimento com ela e posso garantir – foram os piores momentos da minha vida”.
Em Esperantina, seu sucesso nas ondas da rádio foi tanto que o povo ia para a porta da emissora acompanhar. Logo alguém sugeriu que entrasse na política, mas precisava " ser macho para bater de frente com os Sampaio ". Venceu as eleições e exerceu a o cargo de Prefeito de Esperantina-Pi de 2005 a 2008, quando foi afastado por acusação de desvios financeiros. Para viabilizar o seu nome como candidato e ter o apoio popular, Santolia criou uma tal de " Rádio Chibata e, através dela, fazia as mais diferentes acusações contra seus adversários políticos na cidade, a ponto de sofrer represálias quando um grupo de homens, possivelmente a mando dos Sampaio, o teriam espancado, baleado na coxa e ombro esquerdos. Depois, com fios de arame, foi crucificado em uma árvore. O jornalista só não morreu porque, enquanto os agressores foram buscar gasolina para atear fogo em seu corpo, moradores da região passaram pelo local e conseguiram salvá-lo. Santolia também "sofreu processos criminais, cíveis e trabalhistas e chegou a ser preso no Fórum da cidade por apropriação indébita junto ao INSS. Além de tudo, foi alcunhado por alguns como praticante de pederastia.
Agora, vem a notícia que o ex-prefeito do município de Esperantina, Felipe Santolia, foi preso pela Polícia Civil na noite desta quarta-feira (23). Através de exaustiva investigação policial, a Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas – DOPE, órgão de execução da Polícia Civil do Estado de São Paulo, com apoio da Gerência de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado do Piauí, obteve a localização do ex-prefeito no município de Caraguatatuba, cidade do litoral norte do estado de São Paulo, e solicitou mandado de busca e apreensão à Justiça paulista e cumpriu mandado de prisão expedido pelo Juízo da Comarca de Esperantina, em razão da condenação de 12 anos pela corrupção no comando da Prefeitura de Esperantina. Velho, magro e cabeludo.
Lembro que, por volta de 1992/93, quando era promotor de justiça em Altos-PI, Felipe Santolia ( e outros ) encabeçavam a organização do Concurso Miss Gay, proibido por nós em razão de que haveria a participação de menores no evento, como anunciava o cartaz . Foi um rebuliço. Depois, à época na sua gestão como prefeito de Esperantina, Santolia " implantou a liberdade sexual na cidade, onde vivia de festas, shows e mais shows em praças públicas com bandas de forró e swingueira , tanto que o grande destaque da sua administração foi ter sido alvo da atenção da mídia nacional e internacional quando instituiu, via Câmara Municipal, uma lei fazendo os esperantinenses comemorarem nas ruas com passeatas e música “O Dia da Gozada”, ou “Dia do Orgasmo”, como queiram. Dizem que, politicamente, a sua desgraça começou mesmo quando bateu de frente com os oligarcas municipais, à frente os Sampaios de Esperantina que, por uma dessas coincidências, tem na gestão municipal atualmente a Sra. Ivanária Nascimento Sampaio, esposa do todo poderoso Themístocles Sampaio, o eterno presidente da Assembleia Legislativa do Estado o Piauí.
No Piauí nada se muda, apenas troca-se os nomes, parodiando o famoso químico francês, Antoine Lavoisier.
* O autor é editor do blog e Promotor de Justiça aposentado ( MP-PI )
ffontes: https://tribunapr.uol.com.br/noticias/brasil/jornalista-e-encontrado-crucificado-vivo-no-piaui/
https://www.gp1.com.br/politica/noticia/2021/6/24/ex-prefeito-de-esperantina-felipe-santolia-e-preso-pela-policia-civil-504439.html
Comentários
Postar um comentário