Opinião: O PT, Lula e a condenação " sem provas " que aumentou na 2ª Instância...

Segunda Feira, 16 de Abril de 2018

Por  Tom  Oliveira *


Meus amigos

Os petistas graúdos, intelectuais e formadores de opinião, disseminam via mídia sociais a alegação de que Lula teria sido condenado SEM PROVAS. Com todo o respeito, é  uma desculpa pueril, ingênua. Bastaria que eles exigissem do advogado Cristiano Zanin cópias dos autos do processo que o condenou. Todo advogado, até o iniciante, faz isso, tira cópias do processo exatamente para preparar a sua defesa, no escritório ou em casa.

A narrativa  (e tudo o que importa em política, como em boa parte da vida, são narrativas) é complementada com tentativas de associar o juiz Sérgio Moro aos adversários eleitorais do PT, o PSDB (que só apoiou o impeachment de Dilma depois de toda a sociedade), além da Rede Globo, que é incalculavelmente mais pró-PT do que anti-PT .

Hoje, em qualquer país onde vigora o " estado democrático de direito " ( é a boca deles ) juiz de direito nenhum  consegue engabelar o  judiciário com sentença condenatória desmotivada e sem provas robustas e insofismáveis. O princípio do duplo grau de jurisdição requer que a sentença do juiz seja analisada por um Tribunal Superior, hierarquicamente falando. Sérgio Moro, o juiz federal, condenou a 9 anos e 6 meses, e a Turma do TRF-4ª Região, competente para o caso,  não só confirmou a sentença como AUMENTOU A PENA em mais de 3 anos.( passou para 12 anos e 1 mês ). Isto, por si só, demonstra que as provas existem e são fortíssimas. Ademais, este princípio jurídico( DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO ) vigora em todos países democráticos, e por ele a prisão deve ocorrer após a condenação em primeira ou segunda instância, como no foi no Brasil durante os 70  dos últimos 77 anos. E assim deve continuar conforme decisão confirmada por duas vezes pelo STF.

Por causa desta condenação de Lula, os petistas dizem também que o Judiciário é seletivo. A Operação Lava Jato é a prova de que a Justiça NÃO É SELETIVA, há condenados de todas as matizes .Pode ser, reconheço, elitista, do ponto de vista em que as custas judiciais ( entrar com um processo ) é caro e constituir advogado, mais ainda. Para esses, de poucos recursos e que não podem custear um extasiante processo judicial,  há a Defensoria Pública, seja do Estado ou Federal.

Em pouco mais de três anos de Operação Lava Jato, 27 envolvidos permanecem presos por ordem da Justiça e 116 já foram condenados. Só em Curitiba, onde tem jurisdição o juiz Sérgio Moro, foram 94 prisões preventivas decretadas e 74 temporárias. Os números são grandes, como mostra abaixo o infográfico do MPF .

Como bem disse Nélson Mota, jornalista, compositor e produtor cultural,   " Lula foi condenado por sua maneira arrogante e ambiciosa, não fosse tão irresponsável e inescrupuloso, não teria jogado a sua história na lama por achar por achar que está acima do bem ou mal e que nunca descobririam que ele sempre soube de tudo ".

A esperança numa nova forma de fazer política pelo PT rivalizava com a desconfiança no fundamentalismo exalante da agremiação. Lula, é certo, (2003-2010) produziu, então, transformação aparentemente definitiva nas políticas de Estado. Assim como a estabilidade da moeda, alicerçada por Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a inclusão social tornou-se precípua em qualquer programa de governo. Conseguiu, com certa facilidade, eleger e reeleger o sucessor, no caso a Dilma, e aí o partido lambuzou-se com o poder.

projeto do PT, agora descoberto, era se perpetuar no Poder, ludibriando os incautos e investindo na propaganda em Lula de homem bom e pai dos pobres. Se desse certo, como prevaleceu por 14 anos,  Lula seria alçado a uma espécie de Antonio Conselheiro, (  Antonio Vicente Mendes Maciel, o " Antonio Conselheiro", foi considerado um fora da lei pelas autoridades nordestina, em 1893, máxime porque fundou uma comunidade denominada Canudos, transformando-se num município, e peregrinava pelo sertão do Nordeste ,marcado pela seca, fome miséria, levando mensagens religiosas e conselhos sociais para as populações carentes. Conseguiu uma grande quantidade de seguidores, sendo que muitos o consideravam santo).  

Hoje, no PT,  restam alguns gatos pingados, que ainda endeusam seu líder condenado e se  transferiram para Curitiba numa campanha infrutífera , exceto em   fazer mijo e cocô nas ruas próximas à sede da PF .  Colegas petistas inteligentes e com poder de discernir sabem que o PT acabou, que o sonho virou pesadelo pela ganância de seu " semideus ". 

 É possível até que nem candidato o partido lance na campanha presidencial deste ano.  Game over !


A Lava Jato em números no Paraná

infografico_resultados_2018-04-04-portal.png




* O autor é promotor de justiça aposentado ( MP/PI ) e editor deste blog.









Mostrar mais r

fonte: http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/caso-lava-jato/atuacao-na-1a-instancia/parana/resultado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB