Opinião: A Covid pode fazer o Brasileirão pode parar...

 Domingo, 27 de Setembro de 2020

Por  Tom Oliveira*

Mesmo diante de uma enxurrada de críticas ao seu protocolo após problemas nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, a CBF não cogita parar a competição. No entendimento da cúpula da entidade, os casos ocorridos nos primeiros jogos estavam dentro de uma "previsão" natural. Para a confederação, não há um surto, uma vez que os números maiores de casos ocorreram apenas em "poucos" times.

Em todas as Series há casos: Nos times mais humildes, da Serie D, houve o caso do Guarany de Sobral que teve todo o time infectado ( 12 atletas ), forçando a cbf adiar a estreia . Na Série C, dos 20 clubes, 13 tiveram pelo menos 1 caso confirmado, na Série B, o Confiança testou positivo em 6 jogadores titulares, agora na quinta, 24, antes de viajar para Campinas, SPo , onde enfrenta neste domingo a Ponte Preta. O jogo não foi adiado. E na Serie A, tivemos casos no Goiás, Atlético Goianiense, no Ceará, Vasco, no Flamengo e, agora no Fluminense, com 6 atletas testados positivos ontem, sábado, 26.

O caso do Flamengo é emblemático. 

O surto de coronavírus no Flamengo ocorreu durante a viagem para o Equador, onde a equipe disputou dois jogos pela Copa Libertadores. Além de jogadores, contraíram a covid-19 o técnico Domènec Torrent, o presidente Rodolfo Landim, o Vice, Marcos Braz, o Ex Jogador Juan, membro do Staff,  entre outros funcionados de diversos setores do clube. A CBF manteve o jogo deste domingo contra o Palmeiras e o STJD, também. Foi preciso o Sindiclubes - Sindicato dos Funcionários dos clubes do Rio de Janeiro ingressar na Justiça do Trabalho e obter decisão favorável.


Apenas  oito partidas foram adiadas pela CBF desde a retomada das competições, no início de agosto. No último fim de semana, a CBF decidiu pelo adiamento de uma partida - Guarany (CE) x Salgueiro (PE), com 12 de 24 do time cearense com Covid-19 - e outra foi realizada com apenas 13 jogadores disponíveis num dos times. Foi o caso de Villa Nova (MG) 3 x 1 Palmas (TO). Agora, imaginem com viagens, alimentação, treinamentos, acomodações, num país tropical como o nosso de clima e estações de diferentes. 

A meu ver, a CBF deveria ter aguardado um pouco mais de tempo, mas o calendário, dizem, era inadiável, ou ficaria sem competição o restante do ano( e sem Campeão e rebaixamentos ).

Por aí se ver que o calendário $$$% é mais importante  ! Se os casos aumentarem, é possível que a Justiça seja chamada novamente  para decidir, agora para dizer se o Futebol  pára de vez ou não o futebol brasileiro , em todas as suas Séries, em andamento. 

Quem viver, verá !


* O autor é  blogueiro e torcedor do River Atlético Clube, do Piauí





fonte: compilado de

https://oglobo.globo.com/esportes/por-que-cbf-nao-adia-toda-primeira-rodada-do-brasileirao-1-24566235

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...