Toffoli diz que a Operação Lava Jato quebrou empresas...

Segunda Feira, 16 de Dezembro de 2019




Dizer que Lava jato quebrou empresas,é querer tapar o sol com a peneira. Não convence.  Para Advogados a afirmação  é 'imprecisa', 'ilógica', e para membros do MPF,é  uma irresponsabilidade.

Confira:

'A Lava Jato destruiu empresas', afirma Dias Toffoli, presidente do STF


Em quase duas horas de entrevista, numa histórica mesa de madeira, oval, de 12 lugares, Dias Toffoli falou do presidente e do governo Bolsonaro; disse que "o Ministério Público deveria ser uma instituição mais transparente - como entende que o Judiciário o seja -, e que "a Lava Jato destruiu empresas, o que jamais aconteceria nos Estados Unidos, por exemplo".

Advogados constitucionalistas, criminalistas e especialistas em compliance estão comentando as declarações de Dias Toffoli, presidente do Supremo que, em entrevista ao Estadão, nesta segunda, 16, afirmou que a Operação Lava Jato destruiu empresas. Segundo ele, nos Estados Unidos os grupos ficaram de pé. O ministro ainda cobrou maior transparência do Ministério Público. Para Vera Chemim, advogada constitucionalista,há duas formas de se olhar o combate a corrupção.  A primeira é a omissão das autoridades públicas e a segunda e extremamente relevante e corajosa foi e continua sendo a atuação da Operação Lava Jato extrapolando todos os obstáculos para punir tais atos ilícitos e limpar ética e juridicamente a corrupção generalizada", assinala Vera Chemim. A advogada recorre ao dito popular. "Para fazer uma omelete é necessário quebrar os ovos.

Já os Procuradores membros da Força Tarefa da Lava jato responderam a Toffoli:

Roberto Pozzobon: " A operação descobriu graves ilícitos praticados por empresas e as responsabilizou, nos termos da lei.A outra opção seria não investigar, não responsabilizar. E a  Lava jato não fez.. Dias Toffoli diz também que o Ministério Público deveria ser mais transparente. Interessante comentário de quem determinou a instauração de inquérito no STF de ofício, designou relator " ad hoc " e impediu por meses o MP de conhecer a apuração".

Carlos Fernando dos Santos Lima, ex-chefe da Força Tarefa:
" O que destrói as empresas é a ganância dos lucros fáceis, a ausência de concorrência, dos cartéis e da corrupção que a operação Lava jato mostrou".

Deltan Dallagnol: ( em tres exemplos )

" Dizer que a Lava jato quebrou empresas é uma irresponsabilidade:
1. É fechar os olhos para a crise econômica relacionada a fatores que incluem incompetência, má gestão e corrupção;

2. É culpar pelo homicío o policial porque ele descobriu o corpo da vítima, negligenciando o criminoso. Os responsáveis são os criminosos. A Lava jato aplicou a lei.
3................................................................................................................
4. E fechar os olhos para o fato de que a Lava jato vem recuperando por meios dos acordos mais de 14 bilhões de reais para os cofres públicos, algo inédito na história.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...