Toffoli diz que a Operação Lava Jato quebrou empresas...

Segunda Feira, 16 de Dezembro de 2019




Dizer que Lava jato quebrou empresas,é querer tapar o sol com a peneira. Não convence.  Para Advogados a afirmação  é 'imprecisa', 'ilógica', e para membros do MPF,é  uma irresponsabilidade.

Confira:

'A Lava Jato destruiu empresas', afirma Dias Toffoli, presidente do STF


Em quase duas horas de entrevista, numa histórica mesa de madeira, oval, de 12 lugares, Dias Toffoli falou do presidente e do governo Bolsonaro; disse que "o Ministério Público deveria ser uma instituição mais transparente - como entende que o Judiciário o seja -, e que "a Lava Jato destruiu empresas, o que jamais aconteceria nos Estados Unidos, por exemplo".

Advogados constitucionalistas, criminalistas e especialistas em compliance estão comentando as declarações de Dias Toffoli, presidente do Supremo que, em entrevista ao Estadão, nesta segunda, 16, afirmou que a Operação Lava Jato destruiu empresas. Segundo ele, nos Estados Unidos os grupos ficaram de pé. O ministro ainda cobrou maior transparência do Ministério Público. Para Vera Chemim, advogada constitucionalista,há duas formas de se olhar o combate a corrupção.  A primeira é a omissão das autoridades públicas e a segunda e extremamente relevante e corajosa foi e continua sendo a atuação da Operação Lava Jato extrapolando todos os obstáculos para punir tais atos ilícitos e limpar ética e juridicamente a corrupção generalizada", assinala Vera Chemim. A advogada recorre ao dito popular. "Para fazer uma omelete é necessário quebrar os ovos.

Já os Procuradores membros da Força Tarefa da Lava jato responderam a Toffoli:

Roberto Pozzobon: " A operação descobriu graves ilícitos praticados por empresas e as responsabilizou, nos termos da lei.A outra opção seria não investigar, não responsabilizar. E a  Lava jato não fez.. Dias Toffoli diz também que o Ministério Público deveria ser mais transparente. Interessante comentário de quem determinou a instauração de inquérito no STF de ofício, designou relator " ad hoc " e impediu por meses o MP de conhecer a apuração".

Carlos Fernando dos Santos Lima, ex-chefe da Força Tarefa:
" O que destrói as empresas é a ganância dos lucros fáceis, a ausência de concorrência, dos cartéis e da corrupção que a operação Lava jato mostrou".

Deltan Dallagnol: ( em tres exemplos )

" Dizer que a Lava jato quebrou empresas é uma irresponsabilidade:
1. É fechar os olhos para a crise econômica relacionada a fatores que incluem incompetência, má gestão e corrupção;

2. É culpar pelo homicío o policial porque ele descobriu o corpo da vítima, negligenciando o criminoso. Os responsáveis são os criminosos. A Lava jato aplicou a lei.
3................................................................................................................
4. E fechar os olhos para o fato de que a Lava jato vem recuperando por meios dos acordos mais de 14 bilhões de reais para os cofres públicos, algo inédito na história.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB