Gilmar Mendes: Ministro é salvo de processo pela PGR e, dia seguinte, xinga os membros da equipe da Lava Jato do MPF
Sexta Feira, 15 de Março de 2019
Gilmar isentado
Gilmar, o mal-agradecido
Gilmar isentado
Dodge arquiva pedido de suspeição da Lava Jato contra Gilmar Mendes
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, determinou nesta 2ª feira (11.mar.2019) o arquivamento da representação da força-tarefa da Lava Jato pela suspeição do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para relatar casos envolvendo o ex-diretor da Dersa e ex-operador do PSDB Paulo Vieira de Souza.. Raquel Dodge disse ainda que “dúvidas sobre a isenção do magistrado são importantes no âmbito do devido processo legal, devem sempre receber tratamento prioritário e vir acompanhadas de provas”.
“A lei brasileira estabelece código de conduta e prevê o dever de manter isenção e de portar-se com isenção diante das partes e seus advogados, de evitar situações que possam gerar suspeitas indevidas e de afirmar suspeição e impedimento”,afirmou.
Gilmar, o mal-agradecido
São uns cretinos”, dispara Gilmar Mendes a procuradores da Lava Jato
“São uns cretinos, não sabem o que é processo civilizatório, não sabem o que é um processo”. A referida frase foi dita pelo ministro Gilmar Mendes contra os procuradores da Lava Jato na tarde desta quinta-feira, 14, durante a sessão do plenário do STF. Os ministrosanalisavam a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns conexos a eleitorais.
Ao endossar sua posição quanto à competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns conexos a eleitorais, o ministro aproveitou para criticar a criação do fundo privado, prevista no acordo entre Petrobras e MPF: "Essa fundação seria a mais poderosa do Brasil, com recursos públicos (...) O que se pensou com essa fundação do Deltan Dallagnol foi criar um fundo eleitoral".
"O que é inusitado? Esses ataques feitos por membros do Ministério Público a julgadores. Como se estivessem participando de uma corrida do ouro. E até se descobriu que de fato estavam participando de uma corrida do ouro, com a fundação que se criou em Curitiba. De fato, o combate à corrupção passou a dar lucro."
"Desqualificada", "Despreparada", "Gentalha" foram outros adjetivos que Gilmar Mendes disse em relação a "esse tipo de gente", também se referindo aos procuradores.
Veja alguns trechos do voto do ministro:
Fontes: Poder 360 e Migalhas
Comentários
Postar um comentário