Poder: Bolsonaro pede a Temer para desconvidar Cuba e Venezuela para posse
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Por
Tom Oliveira
-
Segunda Feira, 17 de Dezembro de 2018
Receba a newsletter do Poder360
O Poder360 apurou no Itamaraty que os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e Venezuela, Nicolás Maduro foram convidados e depois desconvidados por orientação da equipe de Jair Bolsonaro.
Bolsonaro disse neste domingo (16.dez.2018) que não chamará para a posse presidencial chefes de Estado de regimes “que violam as liberdades de seus povos e atuam abertamente contra o futuro governo do Brasil por afinidade ideológica com o grupo derrotado nas eleições“.
No 2º turno, “o grupo derrotado das eleições” foi o Partido dos Trabalhadores.
Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail
A declaração foi dada pelo Twitter. Eis o tweet:
Naturalmente, regimes que violam as liberdades de seus povos e atuam abertamente contra o futuro governo do Brasil por afinidade ideológica com o grupo derrotado nas eleições, não estarão na posse presidencial em 2019. Defendemos e respeitamos verdadeiramente a democracia.
11,3 mil pessoas estão falando sobre isso
A fala foi reiterada durante 1 passeio do militar para tomar água de coco em 1 quiosque na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. “Ele [Maduro] não vai receber [convite]. Nem ele, nem aquele ditador lá que substituiu o Fidel Castro“, afirmou.
A fala do militar corrobora o que disse o futuro chanceler, Ernesto Araújo, na manhã de hoje. Também pelo Twitter, o indicado para chefiar o Itamaraty afirmou que “por respeito ao povo venezuelano“, o presidente daquele país, Nicolás Maduro, não seria convidado.
Eis o tweet:
Em respeito ao povo venezuelano, não convidamos Nicolás Maduro para a posse do PR Bolsonaro. Não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira. Todos os países do mundo devem deixar de apoiá-lo e unir-se para libertar a Venezuela.
13,8 mil pessoas estão falando sobre isso
Após a fala de Araújo, o ministro das Relações Exteriores e ex-vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, mostrou, também pelo Twitter, o convite para a posse de Bolsonaro enviado pelo governo brasileiro.
1/2 Aquí pueden leer las 2 notas diplomáticas oficiales enviadas por las autoridades brasileñas invitando al gobierno venezolano y al Presidente @NicolasMaduro a asistir a la toma de posesión de @jairbolsonaro:
2.326 pessoas estão falando sobre isso
BOLSONARO VOLTA A FALAR DO MAIS MÉDICOS
Tanto na caminhada quanto no Twitter o militar falou do Mais Médicos. Na praia, acusou os médicos cubanos que foram embora de serem agentes.
“Os cubanos foram embora por quê? Porque sabiam que eu ia descobrir que grande parte deles, ou parte deles, eram agentes e militares. Não podemos admitir o trabalho escravo no Brasil com a máscara de trabalho humanitário voltado a pobres no tocante ao médico“, disse.
No Twitter, aproveitou para atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT):
Diferente do que diz o corrupto preso Lula sobre o novo governo ser preconceituoso por retirar médicos cubanos do país, foi Cuba que os retirou por recusar-se a pagar salário integral a eles... Oferecemos asilo aos que querem ficar. Informações estão chegando erradas na cadeia.
18,9 mil pessoas estão falando sobre isso
O Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a saída do país do Mais Médicos em 14 de novembro. O motivo da decisão foram declarações “ameaçadoras e depreciativas” feitas pelo presidente eleito. Ao todo, 8.331 cubanos trabalhavam no Brasil por meio do programa.
fonte: Portal Poder 360
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário