STJ arquiva inquérito que instaurado contra membros da Lava Jato
Terça Feira, 15 de Fevereiro de 2022
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins decidiu, a contragosto, arquivar o inquérito aberto para apurar supostos atos ilícitos cometidos por integrantes da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba. A contragosto porque o inquérito foi instaurado de ofício, isto é, sem um pedido do Ministério Público, pelo presidente do STJ para apurar se procuradores tentaram “investigar e intimidar" ministros da corte sem autorização prévia do STF, o que é vedado. Ainda assim, no decorrer do famigerado inquérito, não se verificou a autoria nem a materialidade, apesar de inúmeros ofícios encaminhados a diversas instituições públicas para coletar indícios de práticas delitivas ", razão porque foi solicitado o arquivamento, conforme despacho do ministro.
É bom lembrar que a decisão de investigar, por inquérito, os membros da Lava jato, foi tomada após virem à tona mensagens apreendidas pela Operação Spoofing, que teve como alvo hackers que invadiram celulares de autoridades, entre elas o do ex-juiz Sergio Moro e de Deltan Dallagnol, ex-Procurador da República e ex-coordenador da força-tarefa. Para réus da Lava-Jato, as conversas indicavam ter havido relação indevida entre Moro e procuradores integrantes da Força Tarefa Lava Jato.
Leia a decisão.
Processo: Inquérito 1460
Fontes: https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/02/14/ministro-do-stj-arquiva-inqurito-contra-integrantes-da-lava-jato.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
https://minashoje.com/2022/02/stj-arquiva-inquerito-contra-procuradores-no-caso-da-vaza-jato/
https://www.migalhas.com.br/quentes/359744/stj-arquiva-inquerito-contra-membros-da-lava-jato
Comentários
Postar um comentário