Companheirismo: Saudação aos novos conselheiros da gestão " A Magia do Rotary "
Sábado, 06 de Julho de 2024
Por Tom Oliveira*
SAUDAÇÃO AOS COMPANHEIROS E NOVOS CONSELHEIROS
Companheiros,
Ao ingressarmos em um clube de Rotary, aprendemos que o tão falado Ano Rotário diverge do calendário gregoriano, este que nós usamos no Brasil e consoante decisão do Conselho diretor de RI, desde 1913 o termo "Ano Rotário " tem sido usado para marcar o período administrativo anual da organização, que se inicia em 01 de julho e termina em 30 de junho do ano seguinte. E a cada ano o RI lança o lema que balizará sua atuação. Dito isso, gostaria de enfatizar que estamos vivenciando os primeiros dias da nova gestão “ A Magia do Rotary “, aqui no RCT Morada do Sol.
Assim sendo, quero conclamar aos associados e, sobretudo, aos companheiros conselheiros desta gestão encabeçada pela nossa brilhante Presidente Edileusa Maria/Alexandre, para envidarmos esforços a fim de colaborar, de forma altruística, para a colimação dos objetivos neste ano rotário. Juntos, estamos começando uma nova e emocionante jornada; e como em qualquer viagem, faz-se necessário prepararmos o roteiro. Em Rotary, este roteiro denomina-se METAS. É por isso que, ano após ano, estabelecemos as metas que queremos alcançar, pois elas nos ajudam a concentrar no objetivo estabelecido, ao mesmo tempo em que fortalecem a nossa união, seguindo os ideais do Rotary. E a presidente Edileusa organizou suas Metas conforme os ditames rotários ( presidente do RI e governador do distrito 24/25). O bom é que em Rotary não há problema de solução de continuidade, vale dizer, sempre constarão como Metas o combate à erradicação da pólio plus ( paralisia infantil ), campanhas de apoio à Fundação Rotária e o clube candidatar-se no programa de subsídios através da participação em projetos educacionais e humanitários sustentáveis, afora outros metas de interesse do nosso RCT Morada do Sol. E nós, enquanto associados deste clube de Rotary, devemos apoiá-la, efetivamente, principalmente cumprindo o primeiro mandamento do decálogo do Rotariano: assistir as reuniões do seu clube com assiduidade ou de outro clube quando tiver de recuperar as suas faltas, bem como comparecer às assembleias e conferência distrital.
Finalmente, quero lembrar que estamos duplamente regozijados com este momento de início de nova gestão no nosso clube, o 5º ano de atividades do Morada do Sol ( único clube do Distrito 4490 criado em 2020 em plena pandemia da coronavírus, final de gestão da governadora Maria Vital 2019/20 , e num trabalho valoroso das abnegadas rotarianas Graça Arrais e Regina Glória que, com as dificuldades inerentes da época, souberam aglutinar os associados em reuniões virtuais leves e participativas, por isso nossa saudação também aos que compõe a este aguerrido clube de Rotary. Agora, pela quinta vez consecutiva, presidido por uma mulher que, por uma feliz coincidência, fez aniversário em 2 de julho, terça feira passada, companheira Edileusa. Estamos, portanto, em semana de alegrias e contentamento. Como diz a presidente do RI, 2024/2025, Stephanie Urchick, a magia do Rotary está nessas pequenas coisas, " a cada projeto concluído, cada dólar doado e a cada novo associado. Este ano rotário, vamos mudar o mundo com A Magia do Rotary ".
Arregacemos as mangas, companheiros !
Tom Oliveira
Presidente da Comissão de Fundação Rotária AR 2024/2025
* proferido na reunião festiva de posse de 05/07/2024
Comentários
Postar um comentário