CNJ suspende posse de juiz supostamente branco que se declarou negro e assim passou no concurso...

 Qu8nta Feira, 19 de Maio de 2022


O conselheiro Luiz Philipe de Mello Filho, do CNJ, suspendeu cautelarmente a posse do advogado Tarcisio Francisco Regiani Junior como juiz substituto do TJ/RJ na vaga destinada a pardos e a negros. O pedido foi feito pela Associação Nacional de Advocacia Negra, ao afirmar que o candidato é "indiscutivelmente branco" . ( imagem abaixo )


O candidato foi aprovado no 48º concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do TJ do Rio e seria empossado nesta quinta, 19. Ao deferir liminar, o conselheiro considerou que há "fortíssimos indícios" de que o candidato, que se declarou preto ou pardo para concorrer às cotas, é, em verdade, branco.

"A política pública de cotas se destina a pessoas que aparentam ser negras, com base em caracteres fenotípicos de pardos ou pretos e não pessoas que são geneticamente negras ou que se sintam pertencentes à cultura dos afrodescendentes. Isso não foi observado quando da análise fenótipa do candidato."

O conselheiro destacou que o mesmo candidato recebeu recusa como cotista em outros concursos pelo mesmo motivo. Para ele, as acusações são graves, visto que o desrespeito à reserva de vagas para negros revela-se prejuízo à política desenvolvida pelo CNJ.

"Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos. O auto reconhecimento do candidato como pardo, ainda que verdadeiro, não faz com que a sociedade o trate como tal e muito menos que seja discriminado como infelizmente o são tantos brasileiros."

Deferiu, portanto, medida cautelar, para suspender a posse, reservando-se a vaga a ele destinada até julgamento de mérito.


Processo: 0002371-92.2022.2.00.0000

Leia a decisão.


 Fonte:  https://www.migalhas.com.br/quentes/366307/cnj-suspende-posse-de-juiz-supostamente-branco-que-se-declarou-negro





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB