Ponto de vista: O Governo de Bolsonaro e o Brasil abaixo de tudo ...
Quinta feira, 25 de Fevereiro de 2021
Por Tom Oliveira *
O bordão “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, que marcou a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) e deu nome à sua coligação, é uma apropriação de brado da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, que tinha ( e ainda tem ) o objetivo de ressuscitar o nacionalismo não-xenófobo, , de amor ao Brasil e de criar meios que reforçassem a identidade nacional e evitasse a fragmentação do povo pela ideologia e exploração de dissensos da sociedade dividindo o povo nos termos da velha luta de classes do marxismo”. Enfim, combater o comunismo.
Já no Governo, começaram a surgir projetos impopulares, promessas de crescimento não alcançadas, declarações polêmicas e graves acusações contra ele e seus filhos. Seu governo tem sido uma negação, em geral. Com surgimento da covid-19 e consequente pandemia do coronavírus, há um ano, Bolsonaro tem agido negativamente e de forma negacionista, tanto que é considerado um dos políticos mais negacionistas do mundo em relação à covid-19, com sua cantilena favorável ao uso de cloroquina, azitromicina, como se entendesse do assunto, burlando os estudos científicos e das instituições que sustentavam, e ainda sustentam, a necessidade da vacinação ( hoje, todos sabem que a vacina contra a Covid-19 é a principal esperança para conter a disseminação exatamente porque fortalece o sistema imunológico do cidadão ). Porém, a ordem das prioridades, é outra. Leio agora, em matéria de OAntagonista, que a a ordem das prioridades " , mudou:
" Primeiro, a Família, como ficou claro na decisão do STJ, que deverá livrar o filho Flávio, o zero um, no caso das rachadinhas. Em seguida, policiais, milicianos, militares, caminhoneiros e a claque que bate palmas e o chama de " mito " aa cada barbaridade que solta( em especial na pauta de costumes ). Sua decisões são tomadas pensando apenas nesses públicos, e para eles vale tudo o que estiver a seu alcance... uma vaga no STF ao ministro do STJ, que julgará recursos da defesa de seu filho num caso repleto de provas. Vale demitir o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para tentr manipular o preço do diesel em favor de sua base eleitoral e caminhoneiros ( ... ).
O que existe é a nítida sensação, comprovada dia após dia, e que, na lista de prioridades de Bolsonaro, o Brasil está abaixo de tudo " .
Bolsonaro descumpre a Constituição que jurou respeitar, seja participando de manifestação pedindo o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, atacando a China, um ótimo e importante parceiro comercial de onde, inclusive, estar vindo uma das vacinas contra a covid, a coronavac e desrespeita membros do seu próprio Governo com a frase hitlerista: "aqui quem manda sou eu ", expressão que serve nas entrevistas à imprensa.
Agora, como que para sacramentar tudo, perguntado sobre a avaliação que faria sobre a decisão do STJ que beneficiou o filho, Flávio, respondeu lacônico e irado:
- acabou a entrevista !
Lembro, agora que há mais de um século, o historiador Capistrano de Abreu propôs uma Constituição sucinta para o Brasil. Teria apenas dois artigos.
* O autor é editor deste blog
fontes : https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/eleicoes-2018/brasil-acima-de-tudo-con
https://mais.oantagonista.com/#/brasil/brasil-abaixo-de-tudo/?subcategoria=
http://cloviscunha.blogspot.com/2021/02/lira-diz-que-parlamentares-precisam-de.html
Comentários
Postar um comentário