Novo Tribunal Regional Federal
Domingo, 21 de agosto de 2022
Foi inaugurado, na sexta, 19, em Belo Horizonte,, o novo Tribunal Regional, agora de número 6 ( TRF-6ª Região ) e irá cuidar dos processos em segunda instância em Minas Gerais. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou da solenidade, que aconteceu no Palácio das Artes, na Região Centro-Sul da capital, juntamente com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.
Os 17 desembargadores nomeados por Bolsonaro no dia 11 de agosto foram empossados durante a cerimônia, entre eles dois piauienses, Derivaldo de Figueredo Bezerra Filho, de Campo Maior, e Pedro Felipe de Oliveira Santos, de Teresina. A desembargadora federal Mônica Sifuentes, integrante do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que optou pela remoção para o novo tribunal, também entrou em exercício no TRF-6. O objetivo da criação do TRF-6 é aumentar a rapidez na resolução dos processos e diminuir a demanda do TRF-1, com sede em Brasília, que abrange, além de Minas, 12 estados e o Distrito Federal. O novo tribunal terá 18 magistrados e cerca de 200 cargos em comissão. Segundo o ministro Humberto Martins, do STJ, a instalação do TRF-6 não vai gerar aumento de receita, e o orçamento da Justiça Federal não será alterado.
A previsão é que o tribunal fique, inicialmente, com a média de porcentagem do orçamento da seção judiciária de Minas Gerais nos últimos cinco anos – que pode ser complementada até o limite do teto de gastos.
VEJA OS NOMES DOS NOVOSDESEMBARGADORES FEDERAIS QUE VÃO ATUAR NO TRF-6:
PROMOVIDOS POR MERECIMENTO
- Klaus Kuschel
- André Prado de Vasconcelos
- Simone dos Santos Lemos Fernandes
- Luciana Pinheiro Costa
- Pedro Felipe de Oliveira Santos
- Miguel Angelo de Alvarenga Lopes
PROMOVIDOS POR ANTIGUIDADE
- Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho*
- Evandro Reimão dos Reis
- Lincoln Rodrigues de Faria
- Marcelo Dolzany da Costa
- Ricardo Machado Rabelo
- Rubens Rollo D'Oliveira
- Vallisney de Souza Oliveira
VAGA DA OAB (Quinto constitucional)
- Flávio Boson Gambogi
- Gregore Moreira de Moura
VAGA do Ministério Público Federal (Quinto constitucional)
- Álvaro Ricardo de Souza Cruz
- Edilson Vitorelli Diniz Lima
Remoção do TRF-1
- Mônica Sifuentes
Comentários
Postar um comentário