TSE: Servidora é Multada Por Utilizar E.mail Institucional em Propaganda Eleitoral

22 de março de 2012


Ministra relatora do processo, Nancy AndrighiFoto: Carlos Humberto/ASICS/TSE
Na data de ontem (21/03) durante sessão o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar servidora pública que utilizou e-mail institucional para fazer propaganda durante a campanha das Eleições 2010. A votação foi unânime.
 
Caso – O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou junto ao TSE pedido para que a funcionária da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social do Município de Lajeado (RS), C.M.R.G. fosse devidamente punida por utilizar o e-mail institucional para fazer propaganda nas Eleições passadas em favor da atual presidente Dilma Rousseff, enviando 71 e-mails com o intuito eleitoreiro.
 
O MPE pleiteou além da punição a servidora, a aplicação de multa à Dilma, que teria se beneficiado da propaganda, e também a coligação “Para o Brasil seguir Mudando”, que apoiou a candidata.
 
Decisão – A ministra relatora do processo, Nancy Andrighi, condenou a servidora ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil ponderando que C.M.R.G. “utilizou instrumentos do Estado para enviar 71 correspondências eletrônicas com o objetivo de fazer propaganda da então candidata Dilma Rousseff”, sendo esta uma ação irregular, cabendo então a aplicação de multa fixada no mínimo legal previsto na Lei 9.504/97 (artigo 73, parágrafo 4º).
 
No tocante ao restante do pedido do MPE, a ministra ressaltou que nem a candidata poderia ser “sancionada”, nem sua coligação poderia ser multada já que desconheciam o fato. 
 
O processo relacionado à decisão é o Rp 425109.


Fonte: www.fatonotorio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB