Eleições Municipais: Fichas Sujas Ainda Participarão ...

Quarta Feira, 09 de Maio de 2012

Órgãos estão despreparados para levantar inelegíveis’

 


Marcello Casal Jr/ABr
Parte dos órgãos públicos e entidades de classe brasileiros não estão preparados para realizar levantamentos de candidatos inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa pedidos por alguns estados, segundo Maurício da Rocha Ribeiro, procurador Regional Eleitoral no Rio de Janeiro, em entrevista a CartaCapital. E isso pode fazer com que “fichas sujas” consigam se candidatar às eleições municipais de outubro.
Segundo o procurador, a Ficha Limpa estendeu demais sua ação, acrescentando aos critérios de inelegibilidade diversos crimes comuns, como estelionato, compra de votos e aposentadoria compulsória a juízes e promotores.
Por isso, explica, é “bastante possível” que indivíduos com alguns destes impedimentos estejam entre os candidatos no pleito de outubro. “O TSE ainda não se adequou à Lei [da Ficha Limpa] e exige dos candidatos apenas a certidão criminal, e isso é muito pouco. As outras certidões, temos que levantar e montar esse cadastro [dos fichas sujas].”
E esse movimento sobrecarrega os órgãos de consulta. “O Tribunal de Justiça do Sergipe já disse a colegas estar com dificuldade para fazer a triagem dos condenados, porque o sistema não é alimentado e há muitos problemas com homônimos”, relata Ribeiro.
Levantamento de CartaCapital mostra que entre os cinco maiores colégios eleitorais do Brasil, apenas o Rio Grande do Sul já tem medidas para criar um cadastro de candidatos inelegíveis. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia pretendem aderir à medida, já em prática em estados com menos eleitores, como Pará, Maranhão e Sergipe.



Fonte: Carta Capital

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB