Piauí: Deputada Estadual Petista Usa a Tribuna Para Pedir Uma Reflexão Sobre a Forma Como está Sendo Tratado o Piaui na Novela Global " Cheias de Charme "

Terçpa Feira, 22 de Maio de 2012






Apesar do Piauí ter tantos problemas, parece que nossos parlamentares estão meio fora de foco. Preocupada com a repercussão negativa que a novela "Cheias de Charme", da Rede Globo, vem trazendo para a imagem do Piauí, a deputada Flora Izabel (PT) ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (22) para pedir aos autores da novela e às autoridades piauienses que façam pelo menos uma reflexão sobre a forma como está sendo mostrado o nosso Estado e a nossa gente.

Flora Izabel lembrou que, quando começou e até antes a novela gerou uma expectativa positiva de que finalmente o Piauí seria mostrado de forma boa. "Mas, não é isto que estamos vendo, os piauienses estão assustados com a forma com que estão sendo retratados pela telenovela", ressaltou Flora.

A deputada contou que na novela os piauienses são representados pela empregada doméstica "Socorro", interpretada pela atriz Tina Medeiros, uma tranbiqueira que faz tudo para se aproximar da cantora Chayene, a outra piauiense que renega o seu Estado natal e chama suas empregadas de "Curicas", um termo pejorativo e preconceituoso contra as empregadas domésticas que já está em desuso no Piauí.

Internautas do " 180graus " criticaram abertamente a deputada petista, sobretudo porque  esteve ausente na greve dos professores  . Prontamente, através de sua assessoria, no mesmo site fez a seguinte observação:


"Djalma Batista
Deputada Flora Izabel faz esclarecimentos
Diante dos comentários, a deputada Flora Izabel esclarece que seu discurso nesta terça-feira sobre a forma como piauienses são tratados na novela Cheias de Charme foi feito com base em apelos de vários piauienses que a procuraram nos últimos dias para tratar acerca do assunto, demonstrando preocupações.
Flora disse que todas as pessoas que a procuraram estavam preocupadas pelo fato dos piauienses aparecerem na telenovela em horário nobre de forma pejorativa e estereotipada. E deram o exemplo da cantora Chayene, uma piauiense retratada pela novela, que trata suas empregadas como “curica”, “jumenta”e “cara de égua”, dando a entender que o piauiense é assim tão mal educado e arrogante e que o Piauí é o fim do mundo.
A deputada Flora Izabel explica que seu discurso não tem a pretensão de atingir a Globo e quem quer que seja da novela, mas apenas fazer um apelo para que sejam evitados exageros desnecessários de pontos negativos em relação ao Piauí e aos piauienses. A parlamentar lembrou que foi criticada por defender a Cajuína do Piauí quando a Coca Cola tentou usar o nome Cajuína em um refrigerante, quando o produto é protegido por lei do Estado do Piauí contra apropriação. E frisou que uma das funções de um parlamentar estadual é defender o seu Estado e valores do seu povo, principalmente quando os piauienses são vítimas de chacotas e exageros que podiam ter sido evitados.
“Os termos ‘curica’, ‘cara de égua’, ‘jumenta’ são muito prejudiciais aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas piauienses e não precisavam ser usados para retratar uma situação de arrogância da cantora Chayene. Acredito que estes termos foram exageros desnecessários. E também colocar tudo de ruim numa personagem, no caso da Socorro, e ficar martelando que ela é do Piauí é um exagero desnecessário, que gera insatisfação entre os piauienses”, afirma Flora Izabel.
A deputada Flora Izabel esclarece que não tem preconceitos às novelas, mas raramente assiste às telenovelas pelo fato de ter, todos os dias, uma agenda lotada de compromissos. Ela lembra que a sua vida é de muito trabalho, sendo autora de vários projetos e leis (Lei que protege os pais quanto à exigência do material escolar, lei que reduziu em até 45% o preço das passagens do transporte de 12 municípios da Grande Teresina, Lei que ampliou de 4 para 6 meses a licença-maternidade das servidoras do Estado, Lei que garante a passagem gratuita para pessoas com deficiências no transporte coletivo de Teresina e mais de 30 outras leis de interesse dos piauienses).
Flora afirma que após o discurso sobre a forma como os piauienses são tratados na novela, fez um discurso para tratar acerca do problema da seca que prejudica vários municípios. Ela disse que o município de Luzilândia, por exemplo, os agricultores estão em situação complicada pelo fato de terem perdido toda a safra e correrem o risco de não receber o seguro-safra pelo fato do prefeito do município não ter decretado o Estado de Emergência como manda a lei.
“O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luzilândia está preocupado porque o prefeito se nega a decretar Estado de Emergência por causa da seca. Desta forma, os agricultores podem ser duplamente prejudicados: perderam a safra e podem ficar impedidos de receber o seguro-safra”, frisou a deputada Flora Izabel. "






Fonte: 180graus
foto do site cabecadecuia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB