Brasil: Seca no Nordeste, Chuva e Muito Frio no Sul...

15/05/12


Meus amigos, somente a Geografia para mostrar a diversidade de nosso país. E não é só climática, não! Diz Jorge Ben Jor que o Brasil é um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza.  Às vezes esta beleza é posta em cheque-mate. Possuímos dimensões continentais  distribuídos em cinco regiões bem definidas.
Aprendemos nestas aulas de geografia que o país  tem seis domínios climáticos: clima equatorial, tropical, tropical semi-árido, litorâneo, subtropical e tropical de altitude.. O problema é que a região nordestina é diversificada possuindo quatro diferentes sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata. Nosso clima pode ser equatorial úmido, tropical e semiárido.

O Piauí está inserido no clima semiárido, com temperatura elevada durante todo ano, principalmente nos meses conhecidos como BRO ( setemBRO, OutuBRO, NovemBRO e DezemBRO ), ocasião em que o calor chega a picos de 40º graus celsius. Atualmente, vivemos uma seca terrível, com caatingas inóspitas, gado morrendo de sede e açudes secando por falta de chuva na região.Se a chuva não cair até 19 de março,( Dia de São José ),  diz o sertanejo, é porque será ( mais um )  ano de muita seca. E nunca falha.






Beto Macário/UOL Açude seco em Capim Grosso (SE) deixa criadores sem água  para dar aos animais



Ainda assim, as chuvas da terceira semana de março no
Nordeste dependem muito mais de fatores físicos que de fé. Elas são conseqüência de outro fenômeno meteorológico conhecido desde o século XVIII e chamado pelos climatologistas de ZCIT — zona de convergência intertropical, um anel de ar úmido que envolve a Terra próximo à linha do equador. 

.... ENQUANTO   ISSO !

o SUL DO PAÍS VIVE MOMENTOS DE MUITA CHUVA E FRIO INTENSO.

 

Depois do frio, Rio Grande do Sul enfrenta a chuva Cleiton Thiele/Especial
Moradores experimentaram ontem uma prévia do inverno em municípios da Serra, como Gramado Foto: Cleiton Thiele / Especial

 

  A combinação do frio intenso, como na manhã de quarta-feira em Porto Alegre, com excesso de umidade é propícia à ocorrência de neve e chuva congelada entre o norte gaúcho e o sul paranaense. E tudo por causa de uma frente fria  .

 

 

 

Fontes: sites brasilescola, uol e http://super.abril.com.br/ecologia/causas-seca-nordestina-440989.shtml  

foto apenas ilustrativa 

de zerohora.com.br(edição 26/04/2012 )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB