Impostos; Cofundador do Facebook Pode Ser Expulso dos EUA

19/05/12

Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook, participa de evento em Nova York, em 2011 (Foto:  Jason Kempin/Getty Images)
Uma nova polêmica atingiu o Facebook nesta semana, às vésperas da primeira oferta pública de ações da empresa. O pedido feito por um dos fundadores da rede social, o brasileiro Eduardo Saverin, para desistir da cidadania dos Estados Unidos, irritou os americanos e levou senadores dos EUA a exigirem mudanças na legislação para evitar que milionários deixem o país para pagar menos impostos.
No começo de maio, o Internal Revenue Service, agência do governo americano responsável pela coleta de impostos, publicou uma lista com nomes de pessoas que estavam renunciando à cidadania americana. O cofundador do Facebook teria feito o pedido "por volta de setembro", segundo um porta-voz da agência. Com a desistência, Saverin conseguiria economizar cerca de US$ 67 milhões em impostos que deveriam ser pagos ao governo americano, segundo estimativa de analistas. Isso porque o brasileiro hoje mora em Cingapura, país não tem imposto específico sobre ganhos com as ações.
Com a entrada do Facebook na bolsa de valores, Saverin pode ver a renda aumentar, já que detém 4% da empresa, o equivalente a US$ 2,9 bilhões. Pela legislação americana, quem renuncia à cidadania deve pagar uma taxa de saída de 15% da avaliação que o Internal Revenue Service faz de seu patrimônio. Segundo um especialista em tributos entrevistado pelo New York Times, a decisão seria interessante para Saverin se ele estivesse pensando no futuro, quando for passar seus bens por herança - nesse caso, a taxa que ele pagaria seria de mais de 35%.

Os parlamentares Chuck Schumer e Bob Casey apresentaram nesta quinta-feira (17) um projeto de prevenção de expatriação por motivos fiscais significativos.  Segundo o Huffington Post, Schumer chamou o comportamento de Saverin de "ultrajante", dizendo que ele “virou as costas ao país que o acolheu e o deu segurança, educou e o ajudou a se tornar um bilionário”.






Fonte; Revista Época
originalmente publicado em 17/05/12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB