TJ-ES: Cão Farejador Poderá Substituir Revistas Íntimas em Presídios

Terça Feira, 22 de Maio de 2012


No Brasil, os cães-farejadores são utilizados em buscas de entorpecentes e resgates de vítimas. Imagem: Daniel Santini/ G1 No Brasil, os cães-farejadores são utilizados em buscas de entorpecentes e resgates de vítimas. Imagem: Daniel Santini/ G1



A Lei de Execuções Penais a ser implantada no Espírito Santo quer acabar com as revistas íntimas, consideradas vexatórias, nas cadeias capixabas. A ideia é que cães farejadores sejam utilizados na entrada dos presídios para detectar a presença de drogas com as pessoas - presidiários ou seus visitantes, segundo anunciou o secretário de Estado de Justiça, Ângelo Roncalli.

O objetivo é evitar constrangimentos. Como são treinados, os cães poderão detectar que pessoas estão transportando drogas nas roupas, amarradas ao corpo ou até mesmo nas partes íntimas. A partir da detecção, agentes adotarão procedimentos específicos de correção.

A princípio, durante a audiência pública realizada na última quinta-feira (17) no Salão Pleno do Tribunal de Justiça, surgiram críticas ao pronunciamento do secretário, mas, ao final do evento, houve consenso, principalmente depois da palavra do professor Júlio Pompeu, um dos integrantes do grupo responsável pela laboração da lei que vai ditar os procedimentos e normas no sistema penitenciário capixaba:

O cão farejador usado nos presídios - que é dócil e não da raça pit bull - vai substituir as revistas íntimas, que são vexatórias. Na ausência de um mecanismo tecnológico mais avançado, o uso do cão, que não seja de forma intimidatória, será mais importante, disse Júlio Pompeu.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli, reforçou a ideia, afirmando que a utilização de cães farejadores nos presídio para revista íntima deverá ser uma tendência nacional. Roncalli integra a Comissão criada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciário, que está estudando projetos de lei sobre revistas íntimas a visitantes nos presídios:

Precisamos acabar com as revistas íntimas, do jeito que elas são feitas atualmente, em nossos presídios. Já estamos discutindo o uso dos cães farejadores nas revistas em âmbito nacional, afirmou Roncalli.


Fonte; Jurisway

imagem apenas ilustrativa de mundodigital.unesp.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB