Sérgio Kukina toma posse nesta tarde como ministro do STJ

04/02/2013



Sérgio Luiz Kukina assume cargo na magistratura na tarde desta quarta (06/02)Foto: Coordenadoria de Editoria e Imprensa - STJ
O procurador de Justiça Sérgio Luiz Kukina (MP/PR) será empossado, às 17 horas de hoje (06/02), no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça – o membro do órgão ministerial assume a nova função de magistrado no tribunal superior pelo Quinto Constitucional.

Entusiasmo – Kukina revelou que deverá reviver o mesmo sentimento de “entusiasmo” que experimentou em 1984, quando tomou posse como promotor de Justiça no Paraná: “A causa continua a mesma: perseguir a boa Justiça”, explicou.

O novo magistrado apontou suas expectativas como ministro do STJ: “O Judiciário deve ter o compromisso de assegurar, no dia a dia das pessoas, a realização de todas as promessas contidas na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, principalmente quando essas promessas estão de braços dados com os direitos fundamentais, com aquilo que se conhece como direitos humanos. Não podemos nos distanciar do que o legislador estabelece como regra de conduta”.

Indicação – Sérgio Kukina foi eleito pelo Tribunal Pleno do STJ e compôs a lista tríplice encaminhada à presidente Dilma Rousseff, que o indicou para o cargo de ministro, em 8 de novembro passado. O procurador passou por duas sessões de sabatina na CCJ do Senado Federal e, posteriormente, teve seu nome aprovado pela comissão e pelo plenário da Casa Legislativa. Sua nomeação ocorreu no dia 14 do mês passado.

O ministro assume o cargo no Superior Tribunal de Justiça na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido e integrará os colegiados da Primeira Turma e da Primeira Seção – órgãos que apreciam matérias de direito público.

Perfil – Aos 53 anos, o novo ministro do STJ é paranaense de Curitiba. Sérgio Kukina é graduado e mestre em Direito (PUC-PR) e professor universitário. Após ser indicado ao cargo de ministro do STJ, Kukina sempre ressaltou as heranças recebidas do pai – um imigrante croata que chegou ao Brasil em fuga da Segunda Guerra Mundial: “os valores morais, a paixão pelo futebol e pelo Atlético.


Nota do blog: o novo ministro é 1º portador de deficiência física no STJ.  Ele nasceu sem parte do braço direito, vítima de tlidomida. Inteligentíssimo, integra a cota o MP. ( Tom Oliveira )


Fonte: Fato Notório

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB