Política: PMDB agora quer o comando do Conselho de Ética do Senado

Quarta Feira, 06 de Fevereiro de 2013

Eunício Oliveira é eleito líder do PMDB no Senado. Foto: Agência Senado
Eunício Oliveira é eleito líder do PMDB no Senado. Foto: Agência Senado


Brasília – Depois de conquistar a Presidência do Senado, o PMDB está de olho em outro importante cargo da estrutura da Casa: o comando do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. As discussões para a composição do colegiado a partir deste ano nem começaram, mas a legenda já defende que o posto, hoje nas mãos do PSB, volte a ser ocupado por um peemedebista. 

O PMDB tem pressa. Não quer definir a Presidência do Conselho só quando houver casos a serem julgados, para não correr o risco de ser acusado de proteção de aliados ou de perseguição a opositores. Os caciques do partido no Senado usam como justificativa a regra da proporcionalidade, pela qual o bloco majoritário da Casa – que tem o PMDB como maior legenda – teria direito ao cargo.
" Se conseguirem emplacar o presidente da comissão, os peemedebistas vão comemorar uma vitória dupla. Além de terem o poder de arquivar ou dar prosseguimento à apreciação de denúncias contra senadores, vão reduzir as atribuições do PSB, sigla que não apoiou os candidatos do PMDB nas eleições presidenciais da Câmara e do Senado. Na primeira Casa, lançaram o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) e, na segunda, endossaram a campanha do senador Pedro Taques (PDT-MT).".

Líder do partido, Eunício Oliveira (CE) afirmou que a decisão em torno do cargo não é uma tentativa de proteger o presidente da Casa, Renan Calheiros, na mira dos opositores desde que o nome do peemedebista alagoano foi ventilado para voltar ao posto mais alto do Congresso Nacional. “Não tem nada a ver. Eu vou abrir mão da Comissão de Justiça se ela cabe ao PMDB? Não. Da Presidência do Senado? Não. Então o Conselho de Ética será composto de forma regimental e constitucional”, afirmou Eunício Oliveira.





Fonte: Estado de Minas
foto de jangadeiroonline

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB