Política; Ex-vereadora em Curitiba, Renata Bueno será primeira brasileira no Parlamento da Itália

28/02/2013



A ex-vereadora de Curitiba Renata Bueno se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma vaga no Parlamento da Itália. Filha do líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, ela obteve, nas eleições para o Legislativo, uma das vagas destinadas a sul-americanos que possuem cidadania italiana. Além dela, foram eleitos quatro deputados e um senador da América do Sul.

Renata tem 34 anos e, no ano passado, abriu mão da candidatura à prefeitura de Curitiba para que seu pai assumisse o posto de vice na chapa de Luciano Ducci (PSB). Entre 2009 e 2012 Renata cumpriu mandato de vereadora em Curitiba, sendo eleita com uma campanha que surfava na popularidade de Rubens Bueno e usava slogan “Tal pai, tal filha”. No último ano do seu mandato, ela ganhou destaque na imprensa local ao figurar como a campeã de faltas da Câmara Ao todo, foram 93 faltas (quase 24% das sessões daquele ano, entre faltas justificadas ou não). Em outubro ela não conseguiu se reeleger e amargou a suplência.

Há dez anos, a ex-vereadora iniciou uma especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Padova. Foi quando se aproximou da política italiana e do PD – a principal legenda do bloco de centro-esquerda que se opõe ao grupo do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Nas eleições italianas, a chapa de Renata recebeu no Brasil 21.000 votos. Sua assessoria estima que quase 90% dos votos tenham ido para a ex-vereadora. Se confirmada, é uma votação quase quatro vezes superior aos cerca de 5.000 votos que Renata recebeu em Curitiba em 2010, quando não conseguiu se reeleger.




Fonte: Clóvis Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB