Internacional: França derruba lei que proibia mulher de usar calças

Quinta Feira, 07 de Fevereiro de 2013


BERTRAND LANGLOIS / AFPA ministra francesa dos Direitos da Mulher, Najat Vallaud-Belkacem, usa calça jeans na sede do governo




Na França, foi derrubada nesta segunda-feira (4/2) uma lei criada há dois séculos que proibia as mulheres de usarem calça. A ministra francesa dos Direitos da Mulher, Najat Vallaud-Belkacem, disse que a lei foi cassada porque não estava linhada com os valores da França atual. Para ela, esta lei é "incompatível com os princípios de igualdade entre mulheres e homens que estão consagrados na Constituição e compromissos europeus da França", disse. As informações são da BBC Brasil.
Instaurada em 1800, logo após a Revolução Francesa, a lei exigia que mulheres que quisessem se vestir como homens pedissem permissão para a Polícia. O objetivo da lei era limitar o acesso das mulheres a certas funções ou negócios.
Na virada do século 20, foi adotada uma emenda na lei, permitindo que as mulheres usassem calças, mas apenas diante de duas situações: "se estiverem segurando um guidão de uma bicicleta ou as rédeas de um cavalo."
As mulheres parisienses lutavam pelo direito de usar calças desde a Revolução, quando os trabalhadores passaram a usar calças compridas de algodão, em vez dos culotes de seda — calça larga na parte de cima e justa a partir do joelho —, como fazia a aristocracia.


Fonte: Blog Informe Jurídico & Outros
foto de http://noticias.r7.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB