Notas Rápidas: Plano Verão e Revisão dos Auxílios do INSS

Segunda, 02 de abril de 2012


Plano Verão ainda dá correção na Justiça


Juliano Moreira



Os brasileiros que tinham caderneta de poupança entre janeiro e fevereiro de 1989, com aniversário do dia 1º ao dia 15 do mês, no período conhecido como Plano Verão, ainda podem entrar com ações na Justiça para recuperar a grana que foi corrigida indevidamente na época.
Apesar de os bancos conseguirem suspender algumas ações a seu favor e até extingui-las, o poupador consegue aproveitar-se de decisões já favoráveis na Justiça. Em algumas delas, como a do Banco do Brasil e da Nossa Caixa, a grana já está sendo paga a quem pedir.
Nas ações do Itaú e do Safra, por exemplo, após o juiz entender que os bancos devem ressarcir seus clientes, a discussão atual é sobre quais valores serão pagos.

Nota do Blog  Plano Verão foi instituído pelo Gov. Sarney, em 16/01/1989, através do Ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. Modificou de índice de rendimento da caderneta de poupança  e criou uma nova moeda:  o Cruzado Novo, com atrelamento ao dólar. Lembram-se ?

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Grana da revisão dos auxílios no INSS depende de Dilma





Fernanda Brigatti

Brasília - O pagamento automático da revisão dos auxílios e das aposentadorias por invalidez concedidas entre 2002 e 2009 depende da decisão da presidente Dilma Rousseff (PT).
O presidente do INSS, Mauro Hauschild, disse  que a definição depende de uma decisão do governo, pois neste momento, o órgão não tem caixa para pagar a grana devida aos segurados.
A estimativa do governo é que a correção desses benefícios calculados com erro custaria R$ 8 bilhões.
"Hoje, eu não tenho essa disponibilidade. Por isso,qualquer possibilidade de discutir esse direito envolve todo o governo. Não é uma decisão minha, nem do ministério, é uma decisão de governo."

Nota do Blog:  ora, o presidente do INSS não poderia sair por aí alardeando que tem dinheiro para pagar as  " diferenças ". A decisão é política, e 2012 é  ano eleitoral. Então, faz sentido...


Fonte: em ambas notícias agora.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB