Artigo: Juízes e Promotores de Justiça X Infância e Juventude

Sábado, 21 de Abril de 2012

Por Conceição Cinti*




Há muito anos em contato com Juízes e Promotores de Justiça da Vara da infância e Juventude, sempre buscando estabelecer uma relação verdadeira e confortável com esses nobres pares tenho me deparado com a grande angustia que eles vivenciam no trato diário com o infanto juvenil.
Sempre compreendi a grandeza da atividade do Juiz e do Promotor de Justiça, principalmente, quando atuam na via estreita por onde trafega crianças e adolescentes em situação de abandono ou em confronto com a lei. Estabelecer e manter pontes com todos que labutam nessa árdua empreitada, deveria ser a meta de todos. Lamentavelmente, na prática, os relacionamentos entre os órgãos responsáveis pelo menor e as entidades que também se dedicam a mesma causa, são tensos, com pouco dialogo e desarmônicos.

Se esses desencontros acontecem no meio de Juízes e Promotores de Justiça, que é o ápice de toda a estrutura que conduz as políticas públicas para os nossos menores, dá para termos uma ideia do que ocorrem nos demais órgãos e instituições relacionados às crianças e adolescentes.
No início dessa trajetória houve momentos de turbulência na luta diária para garantir direitos e liberdades aos desvalidos, quase nunca compreendidos, muito menos respeitados. É preciso mesmo vocação para essa categoria de voluntariado entender e superar os percalços para ao depois poder desfrutar do gozo indizível que é participar de um processo de restauração de vida. Esse fato é a melhor láurea.
Quando no ano de 1999 meu filho caçula começou a estagiar na pediatria, ele que sempre fora uma pessoa centrada e calma, de repente tornou- se angustiado o que me levou a pensar que ele estivesse insatisfeito com o curso que escolhera.

Fui correndo encontrá-lo e fiz a clássica pergunta: Filho você não está gostando do curso? No que ele prontamente respondeu: “Mãe gostar de criança é uma coisa, lidar com ela, ser o responsável pela vida dela requer mais que uma opção, requer vocação”. Estou convicto que serei um bom médico, mas minha especialização não será em pediatria. Nessa hora “caiu a minha ficha” (como falam popularmente os jovens) e eu pude ver nos olhos do meu filho a mesma inquietação que eu costumo ver nos olhos da maioria dos Promotores e Juízes da infância e Juventude.
Esses jovens também optaram pela área de humanas, raramente, a maioria deles se sente a vontade para lidar com crianças e adolescentes, principalmente, no início da carreira quando são jovens e imaturos.O mais grotesco no caso dos Juízes e Promotores de justiça é que a formação deles é exclusivamente voltada para o crime e a pena, pouco sabem sobre a complexidade do ser humano, do delinquente, principalmente, quando esse delinquente é uma criança ou adolescente, seres em construção e por essa razão requer mais habilidade no trato diário com eles.
As maiorias desses jovens doutores são provenientes de famílias de classe média ou media alta. Não conviveram com a miséria, nem tiveram oportunidade de conhecer a realidade do mundo do crime, poucos sabem sobre a adversidade que enfrentam essa categoria de pessoas, e o conhecimento que detém sobre eles é apenas teórico. Em razão disso tudo o que trazem na bagagem sobre generosidade e compaixão pelo próximo receberam dos pais. E às vezes não receberam o suficiente para libertá-los do preconceito e da indiferença com o destino do diferente, do desconhecido e esse fato poderá ser um peso negativo em suas decisões.

Neste caso, não seria adequado ampliar a formação desses profissionais? Implementar disciplinas que possibilitem verdadeira compreensão sócio-psicológica dos envolvidos no processo? Se Magistrados e Promotores lidam exclusivamente com seres humanos, como não conhecê-los? Paradoxo, não? 

*Conceição Cinti- Advogada. Educadora. Especialista em Tratamento de Dependentes de Substâncias Psicoativas com experiência de três décadas.




Fonte: www.ipclfg.com.br

Foto capturada do site www.juristas.com.br
artigo originalmente publicado em 16 de abril de 2012



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB