Eleições: PT vence em São Paulo, mas Lula, pessoalmente, sofre derrotas no nordeste...

Segunda Feira, 29 de Outubro de 2012


Meus amigos,





                                                     

O resultado das urnas do 2º turno deve merecer uma análise fria e demorada do PT ( leia-se,Dilma e Lula ). É que venceram em São Paulo, mas nos estados nordestinos sofreram derrotas, e por aqui Lula reinava ( e abusava ) há tempos.
Em Salvador,  a dupla dinâmica participou diretamente da campanha do companheiro Nélson Pelegrino,  conscientes e certos da vitória. Afinal, o gov. Jacques Wagner é o maior líder baiano da atualidade ( ? ). O resultado das urnas foi indigesto; ACM Neto, isto mesmo, o neto de Antonio Carlos Magalhães, a quem os petistas em geral, e Lula, em particular, abominam veementemente, venceu a eleição com 53,5% contra 46,5% dos votos válidos, com uma diferença de 94 mil votos ;

Em Fortaleza,  Lula voltou a se empenhar em favor de Elmano de Freitas,  Dilma, menos mal, não entrou no horário eleitoral, embora  apoiasse o companheiro petista. No final, Roberto Cláudio do PSB venceu com 53,02% contra 46,98% de Elmano, numa diferença de 84 mil 232 votos;

Em Teresina, capital do Piauí, de menor densidade política, mas não menos importante, Dilma e Lula participaram do horário eleitoral e quando viram que a vitória estava difícil devido as pesquisas, chegaram a insinuar dificuldades de verbas para a oposição em caso de vitória. Baixaria ! Formaram um blocão constituído pelo governador ( psb) , os 3 senadores, a bancada federal e quase toda a Assembleia Legislativa. No final, Firmino da Silveira Filho, do PSDB,  que já houvera sido Prefeito em 1996 e 2000, retorna para o 3º mandato como Prefeito de Teresina. No final,vitória apertada de 51,54% contra 48,46%  numa diferença de pouco mais de 12 mil votos, com os nulos bem superior a esta diferença, 13.814 ( 3,19% ).


Em São Paulo, a vitória petista deve-se muito mais à rejeição ao candidato tucano José Serra do que s qualidades do poste lançado por Lula: Josias de Souza explica;


" Lula cunhou um bordão para referir-se aos candidatos que decidiu ligar na tomada. Pronunciou-o pela primeira vez em Campinas, no palanque de Márcio Pocchmann. Repetiu-o em São Paulo, num comício de Fernando Haddad. Repisou-o em Fortraleza, ao pedir votos para Elmano de Freitas.
“Quando eu lancei o Haddad, disseram que eu tava lançando um poste. Quando eu lancei a Dilma, era um poste. Fulano é um poste. Cicrano é um poste. De poste em poste nós vamos iluminar o Brasil inteiro”, jactou-se Lula. ".
Neste caso, meus amigos, houve 5  apagões, além dos três  ocorridos no nordeste (Salvador, Fortaleza e Teresina ) Lula  perdeu também em Campinas ( eleito Jonas Donizete, do PSB )  e Manaus, com Arthur Virgílio, do PSDB. Restou comprovado duas verdades: Lula pode muito, ma nem sempre faz milagres e o PT ganha novo rival no lugar do PSDB:  O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu o maior número de prefeitos de capitais nas eleições municipais de 2012. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla vai comandar as cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife e Porto Velho. Sendo assim, já se vislumbra o cenário político na campanha presidencial no mínimo com três fortes candidatos; Eduardo Campos, do PSB, Aécio Neves do PSDB e a Dilma, tentando a reeleição, se o ego lulista permitir, diga-se.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB