Companheirismo: O que o Rotary Teresina-Ininga ensinou a Noé Fortes...

Quinta Feira, 25 de Outubro de 2012


Por  Noé  Fortes *


       Companheiros,
 

Fui  apresentado ao Rotary clube de Teresina-Ininga em 1995 pelas companheiras Graça Arrais e Regina Carvalho. Elas, de maneira cativante e convincente, levaram-me a uma reunião na qual pude participar das atividades do clube. A partir daí, tornei-me sócio fundador do Rotary Club  Teresina-Ininga.
O Rotary proporcionou-me alguns momentos importantes em que vivenciei aprendizado, mudanças de paradigmas, aceleração do processo de cidadania pessoal e familiar, entre outros.
Assim, passei a freqüentar as reuniões e a verificar as mudanças que a convivência com os rotarianos estavam processando em mim: algumas visões diferentes do dia-a-dia, que aqui posso  enumerar:

1.     1.   Observei que o clube  não era uma ONG que se preocupava com as dificuldades e problemas de seus associados, mas buscava, através de ações humanitárias, diminuir ou atenuar as dificuldades das pessoas de nossa cidade que vivem principalmente nas periferias e com pouca atenção do Poder Público.  Mesmo não tendo ainda alcançado plenamente nossos objetivos, persistimos em persegui-los.
Observei que  dar tudo  de mim sem pensar em mim  era importante, não só pra os instantes da reuniões,  mas também para ser incorporado aos meus misteres e atitudes “.

2.     2.   Ao ser apresentado à Prova Quádrupla ( instituída por Herbert S. Taylor, 1932 – para melhorar sua empresa em situação pré-falimentar e que depois foi utilizada pelo Rotary International em 1943 ), instigamo-nos a questionar o que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

                            É a  Verdade ?
                            É justo para todos os interessados ?
                            Criará boa vontade e melhores amizades ?
                            Será benéfico a todos os interessados ?

O objetivo da  Prova Quádrupla é desenvolver e manter elevado padrão de ética nas relações humanas. E tomei esse exercício como lição de ética e cidadania, procurando sempre lembrar-me dela em todas as  situações que requerem, principalmente, uma tomada de decisão.


1.     3.   Os associados do Rotary Teresina-Ininga são, na sua esmagadora maioria, constituídos de profissionais que representam o povo de nossa cidade, fiéis ao respeito humano e que buscam a Paz. Isso criou um ambiente em minha  vida por meio do qual senti necessidade de ser melhor cidadão e pensar mais nos outros;
2.      4.  Os congraçamentos, festas e outras manifestações de reconhecimento são comedidos e se desenvolvem em ambientes compatíveis com nossa maneira de viver, sem exageros. Desse modo, sedimentei mais ainda minha vida em família.
3.      5.  Algumas reuniões do Conselho do Clube são realizadas em nossas residências. O que motivou o conhecimento mais vertical de nossos familiares e do ambiente em que vivemos.
4.       6. Há, sempre, alternância na ocupação de cargos diretivos entre os sócios, independente de sua  qualificação profissional. Assim, acredito que aprimorei o espírito  democrático  necessário ao bom convívio com os demais;
5.       7. Resolvemos, quase sempre, as nossas dificuldades e querelas em uma única oportunidade. Isso me proporcionou a aprender mais ainda que devemos ser mais tolerantes, compreensivos, benevolentes e proativos;
8     8. Nosso local de reunião é adequado para todos nós, sem excesso de qualquer natureza arquitetônica, de alimentação e ( ou ) vestimenta. Isso me mostrou a simplicidade, a interação ente os demais associados e, principalmente, a oportunidade de nos conhecermos melhor;
9    9. Deveria haver mais tempo para continuarmos a falar mais sobre Rotary. Desejaria ter espaço para enumerar as mudanças que o convívio com vocês aprimorou a minha visão de mundo e das relações entre as pessoas, rotarianas ou não. Devo dizer que aprendi a ser sintético, a não interferir na condução do raciocínio de quem fala e, principalmente,  só falar quando interessa a todos e não a mim em particular.
    10. Aqui, somos todos livres para nos expressar sem censura dos dirigentes constituídos ou de sócios mais qualificados no clube. Como dizia Simone de Beauvoir: " QUE NADA NOS LIMITE, QUE NADA NOS SUJEITE, QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA, JÁ QUE VIVER É SER LIVRE ".

                                                               Obrigado!




      Nota do blog: 

   1. A palestra foi proferida na noite de quarta-feira, 24 de outubro de 2012, no restaurante Daniel, local de reunião do RC Teresina Ininga;

   2. O autor é conceituado Médico Pediatra, ex-diretor geral do HGV - Hospital Getúlio Vargas, o maior hospital público do estado do Piauí atendendo pacientes também  dos estados Maranhão, Pará, Tocantins e parte do Ceará, que faz divisa com o Piauí;
   
   3. Noé  Fortes é sócio e ex-presidente  do RC Teresina Ininga no AR 2008/2009.






    Fonte:
o   foto  capturada do site portalaz.com.br  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB