Piauí: Policiais Civis agridem e prendem advogado arbitrariamente...

Sábado, 27 de Outubro de 2012

... meus amigos, essa é a nossa polícia civil,  já com uma banda podre e a outra,  despreparada para o trato com cidadãos. O rapaz  da matéria agredido covardemente, algemado e preso. Motivo: discussão com um casal pro causa de estacionamento do carro.  Na Central de Flagrantes, quando verificaram que se tratava de um advogado, tentaram  remendar, jogando a culpa do " tratamento " à vítima. Não fosse a pronta e decidida atuação do Presidente da OAB-Pi, Sigifroi Moreno, o caso ficaria no esquecimento. Agora,  imprensa informa que um dos policiais ( foram quatro ) que O agente Walter Walace foi candidato a vereador de Teresina pelo PTB e o outro, identificado e que também trabalha no 12º Distrito Policial foi o agente José Valdeck de Melo, que já foi investigado por causa de fuga de preso na Delegacia. Outros dois policiais não tiveram nomes revelados.( Tom  Oliveira )




  advogado agredido ainda com braço esquerdo enfaixado

Atendendo solicitação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, durante reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira (24), o Secretário Segurança Pública do Piauí, Robert Rios, determinou o afastamento imediato dos policiais civis acusados de agredir o advogado Milton Lustosa Nogueira de Araújo Filho, assim como a abertura de processo disciplinar administrativo. Dois policiais envolvidos no caso foram identificados como Valter e Valdek, que, segundo a vítima, já respondem a processos semelhantes.

O secretário descreveu o ato como “um crime de tortura”, praticado dentro de um Distrito Policial. Segundo ele, ações como essa são inadmissíveis, principalmente por parte de policiais. “Vamos fazer tudo o que for possível para punir os culpados. O delegado Carlos César foi designado especialmente para comandar o caso, que também será acompanhado pela OAB-PI e pelo Ministério Público Estadual”, disse Robert.

O presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno, requereu à Secretaria a prisão preventiva dos acusados, por se tratar de um crime de tortura. “São flagrantes os sinais das lesões injustificadas e criminosas. O ato e o fato denotam que essa é uma prática comum desses policiais”, afirma Moreno.

De acordo com Lúcio Tadeu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, a ação dos policiais foi desproporcional. “Houve, sem dúvida, excesso na reação dos policiais. O ato foi tão violento que alguns policias tiveram que insurgir sobre os próprios colegas, tentando interromper as agressões que continuaram no 12° DP”, explica Lúcio.

O advogado esclarece que a integridade do indivíduo deve ser respeitada, independente da situação. A OAB/PI vai entrar ainda com representação na Delegacia Geral, na Corregedora da Polícia Civil e no Ministério Público a fim de que os excessos sejam apurados e de que sejam aberto inquérito policial contra os acusados, além do acompanhamento de um promotor.

ENTENDA O CASO:

O fato ocorreu na tarde de ontem (23) quando o advogado Milton Lustosa estava almoçando em um restaurante, na zona leste da cidade. Segundo Milton, seu carro estava estacionado em frente a uma loja quando um dos donos pediu para que o veículo fosse retirado da frente do estabelecimento. "Eu falei para esse homem que iria tirar o carro em apenas alguns minutos, pois ainda estava almoçando. Pouco tempo depois voltaram dois homens já com tom alterado e ameaçador e falando para estacionar meu carro em outro lugar”, afirma.

Milton disse, ainda, que, aconselhado pelos seguranças do restaurante, retirou o seu carro e retornou para continuar o almoço. “Após estacionar o carro em outro lugar, uma mulher, também dona da loja, começou a me ofender com palavras de baixo calão e disse que ia quebrar meu carro”, disse.

Quando o advogado atravessava a Avenida Nossa Senhora de Fátima em direção ao restaurante, quatro policiais, que não se identificaram, foram em sua direção e começaram a agredi-lo. Milton protegeu-se e chegou a revidar alguns golpes. “Os policias bateram nas minhas costas e testículos. Tiraram meu cinto e prenderam minhas mãos. Estou com queimaduras de segundo porque eles pressionaram meu corpo contra o asfalto quente e um deles ainda me asfixiou”, declara.
Conduzido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, o advogado registrou depoimento na manhã desta quarta-feira (24) na Delegacia Geral da Polícia Civil. A delegada Carla Caldas Fontenele Brizzi encaminhou o depoimento ao delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, para apuração dos fatos. “O delegado geral irá ouvir as partes envolvidas e apurar os fatos para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, informou a delegada.


Nota: Uma testeunha gravou prte do momento da agressão e fez a entrega a OAB. O presidente da OAB informa que as imagens farão parte da representação entregue à Corregedoria de Polícia Civil. Além disso, a OAB-PI, por meio da Comissão de Direitos Humanos, entrará com representação no Ministério Público do Estado e na Delegacia Geral de Polícia contra os policiais.

Clique aqui para ver o vídeo





Fontes: Portais da OAB e O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB