Condenações e prisão; Turma do mensalão condenada por formação de quadrilha e o banqueiro que foi preso hoje, 22, por este crime...

22/10/12


Julgamento do mensalão: STF condena Dirceu, Genoino e Delúbio por formação de quadrilha
Foto: Agência Brasil
Por seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira (22), durante o julgamento do mensalão, por crime de formação de quadrilha, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, Marcos Valério e outros seis acusados. Os quatro já tinham sido condenados anteriormente no mesmo julgamento por corrupção ativa. Com a decisão, o Supremo concluiu a análise do último item a ser julgado. A Corte começará a definir, terça (23), questões pendentes, como casos de empate, além de fixar o tamanho das penas para os condenados. Dos 37 réus, 25 foram condenados por diferentes crimes, nove foram absolvidos e três estão com a situação indefinida. A denúncia do Ministério Público aponta uma quadrilha formada por 13 réus com o objetivo de comandar e operar o esquema voltado para a compra de apoio político no Congresso durante o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo dos réus é dividido em três núcleos. O primeiro, político, é formado pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. O núcleo publicitário é integrado por Marcos Valério, seus dois sócios Ramon Hollerbache Cristiano Paz, seu advogado Rogério Tolentinoe as funcionárias Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Há ainda o núcleo financeiro, formado pela dona do Banco Rural, Kátia Rabello, os ex-dirigentes José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório. Dos dez ministros, seis entenderam que houve a formação de uma quadrilha para cometer crimes: o relator Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto.


*********************************************************************************************


Dono do banco Cruzeiro do Sul, fechado pelo BC, é preso em SP



Luis Octavio Indio da Costa é acusado de ilícitos contra o sistema financeiro, gestão fraudulenta e formação de quadrilha. Ele será levado para a sede da Polícia Federal.

Veja online:


A Justiça decretou na tarde desta segunda-feira a prisão de Luis Octavio Índio da Costa, presidente do banco Cruzeiro do Sul. A Polícia Federal se dirigiu à casa do banqueiro para dar voz de prisão, mas não o encontrou no local. Quando soube do ocorrido, Índio da Costa se apresentou à sede do órgão, na zona oeste de São Paulo. O banco Cruzeiro do Sul sofreu intervenção do Banco Central em junho deste ano, após a autoridade monetária ter identificado um rombo de 1,5 bilhão de reais na instituição.

Em setembro, o executivo havia sido indiciado - juntamente com seu pai, Luís Felippe Índio da Costa - por atos ilícitos contra o sistema financeiro, gestão fraudulenta e formação de quadrilha. Por solicitação da PF, a Justiça Federal decretou, à época, o sequestro de imóveis, veículos e investimentos dos investigados. Segundo investigações da polícia, as fraudes verificadas nos livros do banco eram similares às que foram praticadas no bancoPanAmericano.

Antes de ser liquidado pelo BC, o patrimônio líquido do Cruzeiro do Sul ficou negativo em 2,23 bilhões de reais. Contudo, verificou-se que, assim como ocorreu com o banco fundado por Silvio Santos, o rombo pode ser maior do que o que foi divulgado até o momento, ultrapassando 4 bilhões de reais. Teria sido esse, inclusive, o motivo de o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) não ter encontrado compradores para o banco em meados de setembro.




Fontes: Portais Bahia Notícias e Clívis Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB