Pular para o conteúdo principal

Site pró-Dilma que associou Barbosa a macaco é motivo de constrangimento para Planalto e o descontentamento é geral

Sábado, 28 de Setembro de 2013

Por: MARINA DIAS

A associação foi feita há uma semana pelo Blog da Dilma para ilustrar um artigo do ex-deputado federal pelo PT Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. A ilustração era composta por um macaco sorridente em primeiro plano, Barbosa ao fundo e uma legenda: "Ainda vai Barbosinha? kkkkk".
O episódio foi criticado nas redes sociais por pessoas que consideraram a associação racista com Barbosa, que é negro. Após cinco dias no ar, a imagem foi substituída por uma foto do próprio Greenhalgh e o site divulgou um texto intitulado "Racismo não".
13268764
Assinado pela enfermeira Jussara Seixas, uma das editoras do site, o artigo não fez referências à ilustração, mas soou como resposta à controvérsia nas redes sociais. "Racismo, preconceito e intolerância são o câncer da humanidade", escreveu Jussara.

O governo procurou ficar longe da confusão. "O único blog vinculado com a presidenta Dilma ou com a Presidência da República é o Blog do Planalto, administrado pela Secretaria de Imprensa da Secom", disse o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

Nos bastidores, interlocutores da presidente afirmam que a relação do Palácio do Planalto com blogs de simpatizantes do PT é delicada. Para eles, o governo não tem como impor restrições a sites de militantes petistas que ajudam a mobilizar as bases do partido nos períodos eleitorais.

Criado em 2008, antes da eleição da presidente, o Blog da Dilma reproduz artigos e vídeos publicados antes em outros sites. Ele se intitula "o maior portal da Dilma Rousseff na internet", tem perfil no Facebook, canal no YouTube e conta no Twitter para divulgar textos sempre elogiosos à presidente.

O funcionário público Daniel Bezerra, editor responsável do blog, disse que a substituição da foto foi uma medida tomada para "acabar logo com a polêmica". "Não foi racismo. Utilizamos esse banner do macaquinho há muito tempo. É uma piada. Em Fortaleza, onde moro, macaco é sinônimo de alegria", afirmou à Folha.

Ele disse que a mesma imagem foi associada antes ao ex-governador José Serra (PSDB), à ex-senadora Marina Silva e ao próprio Joaquim Barbosa sem despertar críticas nas redes sociais.

Segundo Bezerra, o site é mantido com ajuda de 56 colaboradores e não recebe dinheiro de partidos políticos. "Os custos são pequenos e, quando aparecem, dividimos as contas entre a gente com cotas que vão de R$ 100 a R$ 300 por pessoa", disse Bezerra.

Funcionário da Câmara Municipal de Fortaleza, o editor do Blog da Dilma afirmou que nem ele nem Jussara Seixas são ligados a partidos políticos.

A assessoria do STF afirmou que o ministro Joaquim Barbosa "tomou conhecimento do ocorrido", mas "não havia informações sobre providências a serem tomadas ou comentários sobre o tema".

veja  alguns  comentários:

 


  • Hilário Ferreira · Professor na empresa Faculdade Ateneu Fate
    Fui um dos que denunciou este senhor. Quando falamos que iriamos processá-lo ele veio com esse mesmo argumento de que usa o macaco em outras postagem. Verifiquei em um dos seus faces (ele tem 3) e só encontrei uma outra foto com o macaco. Nesta foto a imagem do macaco era bem menor . E mais, encontrei outra critica que o mesmo faz ao Joaquim Barbosa e com a celebre imagem do pintor Debret do negro açoitado. Como todo racista ele está procurando se safar. O Grupo Consciência Negra em Movimento (que é entidade negra que faço parte) junto com outras entidades aqui em Fortaleza buscaremos entrar com uma ação junto ao Ministério Público contra esse senhor. Não devemos deixar isso impune.

    • Da Rosa Alexandre · Trabalha na empresa Polícia Militar de Santa Catarina
      Sem dúvida, esta é uma das atitudes preconceituosa mais descarada que que eu já vi.Esperamos que o próprio Joaquim Barbosa tome a devida atitude e que a mesma sirva de lição.É inaceitável em pleno século XXI presenciarmos tamanha idiotice, sobretudo por si tratar de um país considerado miscigenado.Se ridicularizam um Ministro,que representa a instância máxima do judiciário brasileiro,imagine eu ou você, que somos simples mortais?
      l

      • Wagner Miranda · UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
        é uma pena mesmo xandi, infelizmente essa realidade nao acontece somente entre cores, acontece entre religioes e classes sociais.... fora uma serie de exemplos..... se acontece isso com ele, imagina o que realmente acontece conosco e muitas das X acontece nas nossas costas e ficamos iguais a um idiota sentado na plateia....

    • Paulo Dutra Quariterê
      Devem ser denunciados e submetidos aos rigores da lei. Muito embora a justiça brasileira tem sida condescendente com as atitudes racistas nos últimos tempos. Os/as autores/autoras dessa prática de mal gosto deve ser processado







      FONTE: Blog Geledes
      íntegra em 
      http://www.geledes.org.br/acontecendo/noticias-brasil/21200-site-pro-dilma-que-associou-barbosa-a-macaco-e-motivo-de-constrangimento-para-planalto





    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

    Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

    TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB