Piauí: Site de Acesso à Informação entra no ar hoje, 23

Segunda Feira, 23 de Setembro de 2013

lei deacessoA Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) treinou os servidores  visando o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. 











A partir desta segunda-feira, 23, estará funcionando o site e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que permitirá que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação, através da internet, para órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Será possível acessar o site através do seguinte endereço: www.acessoainformacao.pi.gov.br. A Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) ministrou, esta semana, treinamento por três dias para servidores de todas as pastas do Governo estadual visando o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Ao todo, foram treinados 81 servidores públicos para atender e orientar o público quanto ao acesso à informação. Como 17 órgãos não atenderam o convite da CGE-PI para o treinamento, será ofertada uma nova turma em data a ser confirmada. Participaram dos treinamentos ocorridos na Escola Fazendária, servidores efetivos, com conhecimento médio em informática e da estrutura organizacional do órgão a que pertencem. A regulamentação do Decreto entrará em vigor em 120 dias a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, ou seja, no dia 23 de setembro.
O e-SIC foi desenvolvido pela CGE-PI e pela Unitec (Unidade de Tecnologia da Informação da Sefaz). O Controlador Geral do Estado, Darcy Siqueira, destacou que o e-SIC vai facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas e que o ideal é que cada órgão tenha um espaço físico específico para o atendimento às demandas do cidadão referentes à informação, mas caso isso não seja possível, pelo menos dois servidores devem ser designados para responder pelo SIC no órgão. Darcy lembrou ainda que muitas informações sobre o Governo estadual já estão disponíveis no Portal da Transparência, como a folha de pagamento de todos os órgãos, e dados sobre obras públicas.
Os treinamentos foram ministrados pelo Auditor Governamental Márcio Barros Santos, da área de Tecnologia da Informação e pelo assessor técnico da CGE-PI, Paulo Marcondes Filho, que elaborou a cartilha “Entendendo a Lei de Acesso à Informação”, com o intuito de facilitar a aplicação do Decreto estadual. Márcio Barros ressaltou que o site tem formato e ferramentas simples, para tornar descomplicado o acesso do cidadão. Ele esclarece que só poderão ser realizados pedidos à órgãos e gerências criados por Lei. “O site ainda está em fase de implantação, e futuramente pretendemos disponibilizar relatórios estatísticos dos pedidos feitos, informando que tipo de informação é mais solicitada e quais órgãos têm mais demanda”, explicou Márcio Barros.
O site de acesso à informação atende o Decreto estadual n° 15.188/2013, que regulamenta a lei federal N° 12.527/2011, dispondo sobre o acesso à informação, no âmbito do Poder Executivo estadual. Segundo a nova legislação, deve ser criado o Serviço de Informação ao Cidadão em todos os órgãos e entidades do Governo Estadual e competirá ao SIC o atendimento presencial ou eletrônico das solicitações de informações feitos pelo público. O pedido poderá ser feito pessoalmente, por telefone ou por formulário padrão a ser disponibilizado na página do serviço na internet






Fonte: portal da Procuradoria Geral do Estado do Piauí
na íntegra
logomarca de Piauinoticias.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB