Duas do mensalão: " Pizza "à vista não apaga o crime ocorrido, politicamente

Segunda Feira, 16 de Agosto de 2013

...recursos, recursos...

Se aprovado pelo STF, novo julgamento do mensalão pode ficar para 2014

Se aprovado pelo STF, novo julgamento do mensalão pode ficar para 2014
Foto: José Cruz / Agência Brasil


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá na próxima quarta-feira (18) se 12 réus condenados no processo do mensalão passarão por novo julgamento. A votação sobre a validade dos embargos infringentes está empatada em 5 a 5 e será retomada com voto do ministro Celso de Mello, último a votar. Se o Supremo decidir que os réus têm direito ao recurso, o novo julgamento poderá ocorrer somente em 2014. Caso a Corte acate os recursos, outro ministro será escolhido para relatar a nova fase do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor da ação penal, respectivamente, não poderão relatar os recursos de dois réus que pediram os embargos infringentes, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ex-deputado federal (PP-PE), Pedro Corrêa. Pelo regimento do STF, os demais réus só poderão entrar com novo recurso, caso seja aprovado, após a publicação do acórdão, o texto final do julgamento. A previsão é que o documento seja publicado 60 dias após o fim do julgamento, previsto para próxima quarta (18). Com isso, o documento deverá ser publicado no mês de novembro. A partir daí, os advogados terão 15 dias para entrar com os embargos infringentes e o plenário terá até a segunda quinzena de dezembro para analisar a questão. Após este período, começa o recesso de fim de ano do STF, e as atividades voltam em fevereiro de 2014. 


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


FHC: recurso não muda ‘essência’ do mensalão


Num instante em que a Justiça se abaixa, FHC revela-se otimista quanto à possibilidade de ela estar apenas procurando as lentes de contato. “Na essência houve [no julgamento do mensalão] uma condenação por atos malfeitos. Imagino que isso continuará pesando no futuro.”

E quanto aos embargos infringentes? “Do ponto de vista político, [a aceitação dos recursos] não altera muito. […]. O mais importante que aconteceu nesse julgamento é que não há crime sem castigo. Qual o tipo de castigo é um problema que, a meu ver, já não é de tão alta transcendência.”

Torça-se para que FHC esteja certo. Seria triste descobrir que o STF perdeu inteiramente a visão. Além de concluir o processo que envolve a quadrilha formada no reino do PT, o Supremo precisa abrir o julgamento do mensalão do PSDB de Minas Gerais.






Fontes:Bahia Notícias e Clóvis Cunha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB