Educação; Governo Federal não faz o dever de casa, aumenta o número de analfabetos e os descasos com os professores

Domingo, 29 de Setembro de 2013

Por   Tom Oliveira *



Meus amigos !

Todo candidato  a cargo majoritário, seja prefeitura, governo do estado ou presidência da república, sempre defendem reformas obedecendo a trilogia política:  Educação, Saúde e Segurança Pública. No governo, esquecem " de fazer o dever de casa ", ou seja, cumprir a promessa de campanha.

Hoje, a boa segurança é feita por firmas particulares. Quem mora em condomínios, principalmente, possui a sua cerca elétrica, seu vigia eletrônico e até, ronda interna 24 horas. A  Pública, aquela da competência dos governos estaduais não tem encontrado o meio adequado para o combate ao crime, que tem várias facetas A  escalada da violência, as barbáries que se sobrepõem nos noticiários, a fragilidade dos sistemas de segurança pública dos Estados, imersos em desmando e corrupção, são situações reais em nosso cotidiano. Sistema falido, ponto pacífico.


Bem, e a Saúde, como vai ?  de mal a pior. É certo que somos um país continental, imenso, com regiões distintas e com particularidades locais. O caos da saúde pública no país chegou a tal ponto que hoje qualquer cidadão  tem medo de adoecer porque há um pânico generalizado - sobretudo nas pessoas mais carentes e sem plano de saúde -  de adoecer e depender do tratamento da rede pública.  A contratação "mais médicos ", depois de regulamentado, amenizará o drama  mas o SUS continuará o mesminho. A boa política indica que o caminho inicial deve ser por lá...

Resta a Educação, e esta que representa o futuro do país, apesar das propagandas e marketing do Governo Federal,  está péssima. Professores desesperados tentando ensinar sem material básico, sem estrutura, salários vergonhosos, falta de estímulo  e Universidades, veja só, cujo nível é seguidamente baixado( ou seria rebaixado ? ) , porque não segue os parâmetros exigidos. Certo estava alguém quando respondeu qual a situação do Brasil atual:  o país está em falência múltipla de órgãos...( quando se morre com vários órgãos afetados por quadros infecciosos, alérgicos, câncer... )

Confira a seguir duas notícias que sacramentam a política atual:

Professores seguem na Câmara do Rio, apesar da PM


Professores seguem na Câmara do Rio, apesar da PM
Foto: G1
Professores da rede municipal do Rio que ocupam a sede da Câmara dos Vereadores da cidade desde a quinta-feira (26) foram surpreendidos no fim da noite de sexta-feira (27) por grande aparato da Polícia Militar, que foi ao Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo municipal, para tentar retirá-los de lá. Os ocupantes, mais de 200 segundo representantes do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), não concordaram em deixar o prédio porque a liminar apresentada é de 20 de agosto e se referia a uma ocupação anterior, já encerrada - a des manifestantes que protestavam contra a composição CPI dos ônibus na Câmara. A presença dos PMs foi interpretada pelos professores como tentativa de intimidação, mas o grupo reitera que está sendo bem tratado no prédio, por funcionários da Câmara e pelos policiais que fazem a segurança do plenário. Segundo Ivanete Conceição da Silva, coordenadora-geral do Sepe, o propósito dos manifestantes é manter a ocupação até a próxima terça-feira (1º), quando está prevista a votação de um novo plano de carreira para a categoria. De acordo com os professores, a proposta foi encaminhada pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) diretamente para os vereadores e, segundo os ativistas, contraria compromissos firmados entre a prefeitura e o sindicato. Os sindicalistas não querem deixar o Palácio Pedro Ernesto porque temem que a Câmara - em sua maioria composta por integrantes da base governista - decida votar o projeto em sessão fechada, sem a presença dos professores.


N.B: a insatisfação do magistério não é primazia do governo do Rio. É Nacional !

*******************************************************************************************

BRASIL ‘GANHA’ 300.000 ANALFABETOS EM APENAS UM ANO


O carioca Ionácio Santana sabe escrever e ler apenas o básico

Pela primeira vez em quinze anos, a taxa de analfabetismo cresceu no Brasil. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2012 e divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de pessoas de 15 anos de idade ou mais que não sabem ler nem escrever subiu de 8,6% em 2011 para 8,7% no ano passado. Isso significa que no período de um ano, o país “ganhou” 300.000 analfabetos, totalizando 13,2 milhões de brasileiros. A tendência de queda, que se mantinha desde 1997, estacionou, despertando a atenção dos pesquisadores do IBGE, que agora se debruçam em busca de explicações. “Ainda estamos verificando o que levou a essa variação, já que o porcentual vinha caindo há tanto tempo”, diz Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa e gerente do IBGE.







*  o autor é o editor do blog




Fontes: Bahia Notícias e Clóvis Cunha, respectivamente





Comentários

  1. Gente, essa cpi dos ônibus deveria acabar, né? Já conseguimos a redução das passagens, o que querem mais? Isso só serve para vândalos fazerem baderna!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB