Dias Toffoli mantém tramitação da PEC 33

Domingo, 12 de Maio de 2013


Os MS foram impetrados pelo PPS e PSDBFoto: Carlos Humberto/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Antonio Dias Toffoli, manteve tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 33), que limita poderes da Suprema Corte. A decisão foi divulgada ontem (10/05).
 
Caso – O PPS e o PSDB impetraram mandados de segurança perante o STF com intuito de suspender a proposta que impõe a limitação aos poderes da Suprema Corte.
 
PEC 33 estabelece que algumas decisões do STF sejam submetidas ao Congresso Nacional, e também, determina que o quórum para o STF declarar ilegal alteração constitucional aprovada pelo Legislativo deve aumentar de seis para nove votos. A proposta é de autoria do deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI).
 
Decisão – O ministro relator do caso, Dias Toffoli, negou o pedido, por entender que não haver motivo para suspender provisoriamente o andamento da PEC, tendo em vista que tudo indica que o próprio Congresso Nacional não quer discutir o assunto agora. 
 
Salientou o julgador que o presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), após aprovação da PEC na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, não criou comissão especial para analisar o assunto.
 
“Há, inclusive, declarações públicas de lideranças partidárias no sentido de recorrer ao plenário daquela Casa Legislativa contra a aprovação da admissibilidade da PEC aqui impugnada”, ressaltou Toffoli.
 
Toffoli declarou, porém que pode reapreciar a matéria individualmente caso surjam fatos novos que justifiquem a medida. 
 
O ministro pontuou por fim, que é preciso dar sequência ao andamento regular dos MS na Corte, inclusive com a manifestação da Procuradoria-Geral da República, e ressaltou que espera que a matéria seja julgada definitivamente antes que a PEC seja submetida ao plenário da Câmara.





Fonte: Fato Notório



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB